ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A REFLEXÃO CRÍTICA DA REALIDADE: INVESTIGANDO A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA COM O ARCO DE MAGUEREZ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125026 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 6457 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A REFLEXÃO CRÍTICA DA REALIDADE: INVESTIGANDO A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA COM O ARCO DE MAGUEREZ" "resumo" => "Este estudo analisa a aplicação da metodologia problematizadora com o Arco de Maguerez (AM) no ensino crítico, ativo e contextualizado de Ciências no ensino médio. De acordo com Ruiz da Silva et al. (2020), o AM constitui uma estratégia de ensino-aprendizagem que promove a ação compartilhada e postura ativa na construção de conhecimentos, promovendo a reflexão crítica sobre suas próprias vivências e remodelando a relação com as experiências cotidianas. Metodologicamente, a pesquisa seguiu as etapas preconizadas do AM, organizadas de forma interdependente para estimular uma aprendizagem ativa e reflexiva (COLOMBO, BERBEL, 2007). Inicialmente, os alunos foram ambientados ao tema e à metodologia do AM, discutindo expectativas e preparando-se para o trabalho colaborativo. Em seguida, os estudantes assistiram a trechos de documentários sobre o solo e iniciaram uma discussão coletiva sobre a exploração e o manejo sustentável desse recurso em sua realidade concreta, definindo as problemáticas centrais para investigação e continuidade do estudo. Na etapa seguinte, realizaram uma pesquisa livre em fontes digitais, aprofundando os pontos-chave identificados anteriormente. Essa etapa não apenas ampliou os conhecimentos científicos, mas também fortaleceu a literacia digital, proporcionando habilidades para selecionar e validar informações criticamente. Além disso, a interação entre os estudantes favoreceu a troca de experiências e a construção de argumentos embasados. A última fase envolveu a teorização e a sistematização dos resultados, culminando na produção e apresentação de um portfólio coletivo, no qual os alunos consolidaram seus aprendizados. Como resultados, observou-se que o AM favorece a construção de conhecimentos mais aprofundados e contextualizados sobre conceitos científicos, ao mesmo tempo que desenvolve competências críticas e reflexivas. A experiência demonstrou que a pesquisa autônoma e o trabalho colaborativo contribuem significativamente para a aprendizagem significativa, destacando a importância da abordagem problematizadora para o ensino de Ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6457_TB560_14102025084647.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO BERNARDO CAVASSANI" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiagocavassani@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125026 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 6457 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A REFLEXÃO CRÍTICA DA REALIDADE: INVESTIGANDO A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA COM O ARCO DE MAGUEREZ" "resumo" => "Este estudo analisa a aplicação da metodologia problematizadora com o Arco de Maguerez (AM) no ensino crítico, ativo e contextualizado de Ciências no ensino médio. De acordo com Ruiz da Silva et al. (2020), o AM constitui uma estratégia de ensino-aprendizagem que promove a ação compartilhada e postura ativa na construção de conhecimentos, promovendo a reflexão crítica sobre suas próprias vivências e remodelando a relação com as experiências cotidianas. Metodologicamente, a pesquisa seguiu as etapas preconizadas do AM, organizadas de forma interdependente para estimular uma aprendizagem ativa e reflexiva (COLOMBO, BERBEL, 2007). Inicialmente, os alunos foram ambientados ao tema e à metodologia do AM, discutindo expectativas e preparando-se para o trabalho colaborativo. Em seguida, os estudantes assistiram a trechos de documentários sobre o solo e iniciaram uma discussão coletiva sobre a exploração e o manejo sustentável desse recurso em sua realidade concreta, definindo as problemáticas centrais para investigação e continuidade do estudo. Na etapa seguinte, realizaram uma pesquisa livre em fontes digitais, aprofundando os pontos-chave identificados anteriormente. Essa etapa não apenas ampliou os conhecimentos científicos, mas também fortaleceu a literacia digital, proporcionando habilidades para selecionar e validar informações criticamente. Além disso, a interação entre os estudantes favoreceu a troca de experiências e a construção de argumentos embasados. A última fase envolveu a teorização e a sistematização dos resultados, culminando na produção e apresentação de um portfólio coletivo, no qual os alunos consolidaram seus aprendizados. Como resultados, observou-se que o AM favorece a construção de conhecimentos mais aprofundados e contextualizados sobre conceitos científicos, ao mesmo tempo que desenvolve competências críticas e reflexivas. A experiência demonstrou que a pesquisa autônoma e o trabalho colaborativo contribuem significativamente para a aprendizagem significativa, destacando a importância da abordagem problematizadora para o ensino de Ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6457_TB560_14102025084647.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO BERNARDO CAVASSANI" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiagocavassani@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }