Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BEZERROS-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125029
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 566
    "inscrito_id" => 5284
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BEZERROS-PE"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é permeada de diversos desafios e percalços que comungam para o fracasso e o abandono escolar. A pesquisa tem como objetivo geral averiguar os desafios da alfabetização na educação de jovens e adultos no município de Bezerros-PE. Ao realizar o estudo com um olhar direcionado as dificuldades e os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos, pode-se elencar algumas situações e desafios que são enfrentados rotineiramente tanto pelo corpo docente, bem como também pelos discentes. O objeto de estudo partiu na corroboração de autores de bases como Arroyo (2005), Freire (2011), Moraes (2017) entre outros que corroboraram com a pesquisa. A metodologia utilizada foi através dos procedimentos bibliográficos, documental e de campo, através de uma abordagem qualitativa e quantitativa em algumas da rede municipal de uma cidade do agreste pernambucano, foi aplicado como instrumento um questionário, com o intuito investigativo apresentados em gráficos e quadros. Os resultados da pesquisa apontou que são muitos motivos que incidem diretamente na vida estudantil destes estudantes da EJA, que culminam no abandono, na baixa frequência, na desmotivação em continuar, entre outros fatores estes associados também ao não preparo do professor, falta uma formação com um viés andragógico, o turno que também contribui para impucionar estes fatores, visto que, enfrentar uma sala de aula depois de um dia exaustivo de trabalho pode se tornar mais um fardo. Logo, ao referir-se a EJA, vem à luz a real situação de que os desafios são grandes e precisam ser enfrentados diariamente por professores e alunos. O docente em manter e aguçar o desejo do aluno em permanecer e a lhe dar com estes percalços; os alunos a encontrarem nestes professores a metodologia, a didática, o dinamismo que a EJA precisa para manter seu alunado assíduo. Portanto, grandes são os desafios corriqueiramente enfrentados por todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5284_TB566_22102025232846.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANILSON CARLOS DE AZEVÊDO"
    "autor_nome_curto" => "VANILSON CARLOS"
    "autor_email" => "vanilsoncarlos07@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125029
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 566
    "inscrito_id" => 5284
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BEZERROS-PE"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é permeada de diversos desafios e percalços que comungam para o fracasso e o abandono escolar. A pesquisa tem como objetivo geral averiguar os desafios da alfabetização na educação de jovens e adultos no município de Bezerros-PE. Ao realizar o estudo com um olhar direcionado as dificuldades e os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos, pode-se elencar algumas situações e desafios que são enfrentados rotineiramente tanto pelo corpo docente, bem como também pelos discentes. O objeto de estudo partiu na corroboração de autores de bases como Arroyo (2005), Freire (2011), Moraes (2017) entre outros que corroboraram com a pesquisa. A metodologia utilizada foi através dos procedimentos bibliográficos, documental e de campo, através de uma abordagem qualitativa e quantitativa em algumas da rede municipal de uma cidade do agreste pernambucano, foi aplicado como instrumento um questionário, com o intuito investigativo apresentados em gráficos e quadros. Os resultados da pesquisa apontou que são muitos motivos que incidem diretamente na vida estudantil destes estudantes da EJA, que culminam no abandono, na baixa frequência, na desmotivação em continuar, entre outros fatores estes associados também ao não preparo do professor, falta uma formação com um viés andragógico, o turno que também contribui para impucionar estes fatores, visto que, enfrentar uma sala de aula depois de um dia exaustivo de trabalho pode se tornar mais um fardo. Logo, ao referir-se a EJA, vem à luz a real situação de que os desafios são grandes e precisam ser enfrentados diariamente por professores e alunos. O docente em manter e aguçar o desejo do aluno em permanecer e a lhe dar com estes percalços; os alunos a encontrarem nestes professores a metodologia, a didática, o dinamismo que a EJA precisa para manter seu alunado assíduo. Portanto, grandes são os desafios corriqueiramente enfrentados por todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5284_TB566_22102025232846.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANILSON CARLOS DE AZEVÊDO"
    "autor_nome_curto" => "VANILSON CARLOS"
    "autor_email" => "vanilsoncarlos07@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é permeada de diversos desafios e percalços que comungam para o fracasso e o abandono escolar. A pesquisa tem como objetivo geral averiguar os desafios da alfabetização na educação de jovens e adultos no município de Bezerros-PE. Ao realizar o estudo com um olhar direcionado as dificuldades e os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos, pode-se elencar algumas situações e desafios que são enfrentados rotineiramente tanto pelo corpo docente, bem como também pelos discentes. O objeto de estudo partiu na corroboração de autores de bases como Arroyo (2005), Freire (2011), Moraes (2017) entre outros que corroboraram com a pesquisa. A metodologia utilizada foi através dos procedimentos bibliográficos, documental e de campo, através de uma abordagem qualitativa e quantitativa em algumas da rede municipal de uma cidade do agreste pernambucano, foi aplicado como instrumento um questionário, com o intuito investigativo apresentados em gráficos e quadros. Os resultados da pesquisa apontou que são muitos motivos que incidem diretamente na vida estudantil destes estudantes da EJA, que culminam no abandono, na baixa frequência, na desmotivação em continuar, entre outros fatores estes associados também ao não preparo do professor, falta uma formação com um viés andragógico, o turno que também contribui para impucionar estes fatores, visto que, enfrentar uma sala de aula depois de um dia exaustivo de trabalho pode se tornar mais um fardo. Logo, ao referir-se a EJA, vem à luz a real situação de que os desafios são grandes e precisam ser enfrentados diariamente por professores e alunos. O docente em manter e aguçar o desejo do aluno em permanecer e a lhe dar com estes percalços; os alunos a encontrarem nestes professores a metodologia, a didática, o dinamismo que a EJA precisa para manter seu alunado assíduo. Portanto, grandes são os desafios corriqueiramente enfrentados por todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.