Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZA + ADELAIDE: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125030
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 5971
    "titulo" => "ALFABETIZA + ADELAIDE: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "RESUMO O presente trabalho teve como principal objetivo expor as diversas ações executadas para garantir a alfabetização dos alunos desta unidade escolar, com ênfase nos alunos do AEE. Essa iniciativa teve início em 2021, quando foram adotadas formações continuadas para a equipe pedagógica, divisão das turmas por níveis, uso de jogos e estratégias lúdicas, monitoramento do processo de ensino-aprendizagem e implementação de projetos voltados para o incentivo à leitura. Em 2023, com a realização da avaliação externa Alfabetiza RJ e do Programa Aprender Valor, constatamos que nossos resultados foram muito relevantes e atenderam às expectativas estabelecidas. Esses avanços evidenciaram a necessidade de uma reestruturação e ampliação das ações, visando um desenvolvimento ainda maior dos alunos atendidos na sala de recursos. Os estudantes do AEE apresentam grandes dificuldades na aquisição da leitura e da escrita, demandando intervenções diferenciadas e um tempo maior para o desenvolvimento das habilidades esperadas para sua faixa etária e ano escolar. Para garantir a aprendizagem de todos, no sentido mais amplo, optamos por reformular nosso trabalho de alfabetização e aprimorar o replanejamento de nossas ações. O trabalho coletivo dos professores tem sido essencial para esse processo, permitindo que estratégias pedagógicas sejam ajustadas conforme as necessidades individuais de cada aluno.Os avanços dos alunos foi constatado já no primeiro monitoramento e continuou ao longo do desenvolvimento das ações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5971_TB569_23102025172656.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE GIFFONI MENANDRO VILLELA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE MENANDRO"
    "autor_email" => "aline.menandro@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125030
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 5971
    "titulo" => "ALFABETIZA + ADELAIDE: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "RESUMO O presente trabalho teve como principal objetivo expor as diversas ações executadas para garantir a alfabetização dos alunos desta unidade escolar, com ênfase nos alunos do AEE. Essa iniciativa teve início em 2021, quando foram adotadas formações continuadas para a equipe pedagógica, divisão das turmas por níveis, uso de jogos e estratégias lúdicas, monitoramento do processo de ensino-aprendizagem e implementação de projetos voltados para o incentivo à leitura. Em 2023, com a realização da avaliação externa Alfabetiza RJ e do Programa Aprender Valor, constatamos que nossos resultados foram muito relevantes e atenderam às expectativas estabelecidas. Esses avanços evidenciaram a necessidade de uma reestruturação e ampliação das ações, visando um desenvolvimento ainda maior dos alunos atendidos na sala de recursos. Os estudantes do AEE apresentam grandes dificuldades na aquisição da leitura e da escrita, demandando intervenções diferenciadas e um tempo maior para o desenvolvimento das habilidades esperadas para sua faixa etária e ano escolar. Para garantir a aprendizagem de todos, no sentido mais amplo, optamos por reformular nosso trabalho de alfabetização e aprimorar o replanejamento de nossas ações. O trabalho coletivo dos professores tem sido essencial para esse processo, permitindo que estratégias pedagógicas sejam ajustadas conforme as necessidades individuais de cada aluno.Os avanços dos alunos foi constatado já no primeiro monitoramento e continuou ao longo do desenvolvimento das ações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5971_TB569_23102025172656.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE GIFFONI MENANDRO VILLELA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE MENANDRO"
    "autor_email" => "aline.menandro@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO O presente trabalho teve como principal objetivo expor as diversas ações executadas para garantir a alfabetização dos alunos desta unidade escolar, com ênfase nos alunos do AEE. Essa iniciativa teve início em 2021, quando foram adotadas formações continuadas para a equipe pedagógica, divisão das turmas por níveis, uso de jogos e estratégias lúdicas, monitoramento do processo de ensino-aprendizagem e implementação de projetos voltados para o incentivo à leitura. Em 2023, com a realização da avaliação externa Alfabetiza RJ e do Programa Aprender Valor, constatamos que nossos resultados foram muito relevantes e atenderam às expectativas estabelecidas. Esses avanços evidenciaram a necessidade de uma reestruturação e ampliação das ações, visando um desenvolvimento ainda maior dos alunos atendidos na sala de recursos. Os estudantes do AEE apresentam grandes dificuldades na aquisição da leitura e da escrita, demandando intervenções diferenciadas e um tempo maior para o desenvolvimento das habilidades esperadas para sua faixa etária e ano escolar. Para garantir a aprendizagem de todos, no sentido mais amplo, optamos por reformular nosso trabalho de alfabetização e aprimorar o replanejamento de nossas ações. O trabalho coletivo dos professores tem sido essencial para esse processo, permitindo que estratégias pedagógicas sejam ajustadas conforme as necessidades individuais de cada aluno.Os avanços dos alunos foi constatado já no primeiro monitoramento e continuou ao longo do desenvolvimento das ações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.