ÁNALISE DA APRENDIZAGEM A PARTIR DO IMPACTO DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
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O presente estudo teve como foco 22 alunos do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecânica do CEFET/RJ Uned Itaguaí, e consistiu na aplicação de um questionário que enfatizava a relação professor-aluno, conforme os postulados de Wallon e Vygotsky. O questionário foi elaborado para investigar se vínculos afetivos positivos entre professores e alunos influenciam diretamente a percepção dos estudantes em relação à escola e ao processo de aprendizagem. As questões formuladas incluíram: “Quanto você gosta de cada disciplina?”, “Qual é a influência do professor em seu interesse por cada uma das disciplinas?”, “Como você avalia seu desempenho em cada uma delas?” e “De que forma o professor impacta seu desempenho em cada disciplina?”. Além disso, disponibilizou-se um espaço para que os alunos pudessem relatar experiências em que a influência do professor tivesse sido positiva ou negativa. 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