Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SEIS CRITÉRIOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS TRAÇOS DAS CARACTERÍSTICAS DO JOGO INFANTIL DE JAMES F. CHRISTIE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação infantil é considerada a base que contribui em todo o processo de desenvolvimento da criança a longo prazo. Em virtude disso, é necessário que os profissionais envolvidos tenham uma visão ampla a respeito das várias temáticas, assuntos e contextos com relação ao campo da educação, para fornecer um ensino de qualidade e significativo. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como os seis critérios de identificação dos traços das características do jogo infantil de James F. Christie, contribuem no desenvolvimento integral das crianças de uma forma mais contextualizada, potencializando as capacidades de cada uma. Este artigo foi fundamentado em uma revisão integrativa de cunho qualitativo e descritivo. Utilizando uma abordagem teórico-metodológica baseada em Christie (1991) e outros especialistas que dialogam com sua teoria no campo do desenvolvimento infantil. O estudo seleciona os seis critérios que incluem: a não-literalidade - permite a criação de novas realidades através da imaginação; efeito positivo - promove o bem-estar emocional para ocorrer um desenvolvimento saudável; flexibilidade - solucionar problemas com a utilização da criatividade; prioridade no processo de brincar - focar na aprendizagem e não apenas nos resultados; livre escolha - desenvolver autonomia nas crianças; e o controle interno - orientar a brincadeira sem interferir no seu desenvolvimento. A análise de conteúdo ocorreu com base na relevância de cada informação selecionada, visando orientar a pesquisa e alinhar seus resultados aos benefícios que os jogos infantis disponibilizam para a sociedade contemporânea. Os resultados obtidos tiveram o intuito de contribuir para práticas didático-pedagógicas mais conscientes, que não limitem o potencial das crianças dentro ou fora do contexto escolar. Além disso, é uma forma de conscientizar os profissionais da educação a não se concentrarem apenas em alcançar resultados, mas sim em acompanhar e contribuir na aprendizagem e no desenvolvimento integral dos seus educandos durante todo o processo de ensino-aprendizagem.

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