MEMES E SEU PAPEL NO USO CONSCIENTE DAS REDES SOCIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125042 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 592 "inscrito_id" => 2942 "titulo" => "MEMES E SEU PAPEL NO USO CONSCIENTE DAS REDES SOCIAIS" "resumo" => "Em um contexto em que as redes sociais assumem, cada vez mais, um papel de influência na política, na economia e na educação, debater o uso consciente desse espaço no ambiente escolar é necessário para uma educação e cidadania digital, e o meme, enquanto um gênero textual massivamente disseminado nas redes sociais, pode e deve ser um aliado na prática docente. Dessa forma, esse trabalho aborda um relato de experiência sobre um plano de aula aplicado numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que teve como objetivo geral desenvolver a consciência para o uso responsável das redes sociais, de maneira didática e criativa, através do trabalho com memes. Como referencial teórico, utilizamos Marcuschi (2008), quanto ao trabalho com gêneros textuais, a BNCC (2018), especificamente as habilidades EF15LP04, EF15LP05, EF15LP06 e EF05LP07, trabalhadas no plano de ensino, e a Matriz de Saberes Digitais Docentes – MEC (2024), sobretudo a dimensão D2 que trabalha Cidadania Digital e os Saberes Docentes SD 2.1 Uso responsável, SD 2.2 Uso Seguro e SD 2.3 Uso Crítico. O processo metodológico iniciou na disciplina “Cidadania Digital e o uso de diferentes mídias na Educação”, ministrada pela professora Roberta Cavalcanti no curso de Pedagogia da Faculdade FASUP, com foco no combate ao cyberbullying e às Fake News, utilizando memes como ferramentas pedagógicas. As aulas envolveram leituras, pesquisas e debates sobre o uso responsável das redes sociais, culminando na elaboração de um plano de aula que, posteriormente, foi aplicado. Como resultado da aplicação desse plano, tivemos uma aula bastante produtiva, em que a turma elaborou seus próprios memes sobre amizade, respeito e convivência e refletiu, de forma coletiva, acerca da importância de um olhar crítico sobre os conteúdos online e sobre o papel dos memes na comunicação digital." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2942_TB592_21102025083342.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELE CORREIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRIELE" "autor_email" => "andriele048@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125042 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 592 "inscrito_id" => 2942 "titulo" => "MEMES E SEU PAPEL NO USO CONSCIENTE DAS REDES SOCIAIS" "resumo" => "Em um contexto em que as redes sociais assumem, cada vez mais, um papel de influência na política, na economia e na educação, debater o uso consciente desse espaço no ambiente escolar é necessário para uma educação e cidadania digital, e o meme, enquanto um gênero textual massivamente disseminado nas redes sociais, pode e deve ser um aliado na prática docente. Dessa forma, esse trabalho aborda um relato de experiência sobre um plano de aula aplicado numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que teve como objetivo geral desenvolver a consciência para o uso responsável das redes sociais, de maneira didática e criativa, através do trabalho com memes. Como referencial teórico, utilizamos Marcuschi (2008), quanto ao trabalho com gêneros textuais, a BNCC (2018), especificamente as habilidades EF15LP04, EF15LP05, EF15LP06 e EF05LP07, trabalhadas no plano de ensino, e a Matriz de Saberes Digitais Docentes – MEC (2024), sobretudo a dimensão D2 que trabalha Cidadania Digital e os Saberes Docentes SD 2.1 Uso responsável, SD 2.2 Uso Seguro e SD 2.3 Uso Crítico. O processo metodológico iniciou na disciplina “Cidadania Digital e o uso de diferentes mídias na Educação”, ministrada pela professora Roberta Cavalcanti no curso de Pedagogia da Faculdade FASUP, com foco no combate ao cyberbullying e às Fake News, utilizando memes como ferramentas pedagógicas. As aulas envolveram leituras, pesquisas e debates sobre o uso responsável das redes sociais, culminando na elaboração de um plano de aula que, posteriormente, foi aplicado. Como resultado da aplicação desse plano, tivemos uma aula bastante produtiva, em que a turma elaborou seus próprios memes sobre amizade, respeito e convivência e refletiu, de forma coletiva, acerca da importância de um olhar crítico sobre os conteúdos online e sobre o papel dos memes na comunicação digital." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2942_TB592_21102025083342.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELE CORREIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRIELE" "autor_email" => "andriele048@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }