Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMES E SEU PAPEL NO USO CONSCIENTE DAS REDES SOCIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em um contexto em que as redes sociais assumem, cada vez mais, um papel de influência na política, na economia e na educação, debater o uso consciente desse espaço no ambiente escolar é necessário para uma educação e cidadania digital, e o meme, enquanto um gênero textual massivamente disseminado nas redes sociais, pode e deve ser um aliado na prática docente. Dessa forma, esse trabalho aborda um relato de experiência sobre um plano de aula aplicado numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que teve como objetivo geral desenvolver a consciência para o uso responsável das redes sociais, de maneira didática e criativa, através do trabalho com memes. Como referencial teórico, utilizamos Marcuschi (2008), quanto ao trabalho com gêneros textuais, a BNCC (2018), especificamente as habilidades EF15LP04, EF15LP05, EF15LP06 e EF05LP07, trabalhadas no plano de ensino, e a Matriz de Saberes Digitais Docentes – MEC (2024), sobretudo a dimensão D2 que trabalha Cidadania Digital e os Saberes Docentes SD 2.1 Uso responsável, SD 2.2 Uso Seguro e SD 2.3 Uso Crítico. O processo metodológico iniciou na disciplina “Cidadania Digital e o uso de diferentes mídias na Educação”, ministrada pela professora Roberta Cavalcanti no curso de Pedagogia da Faculdade FASUP, com foco no combate ao cyberbullying e às Fake News, utilizando memes como ferramentas pedagógicas. As aulas envolveram leituras, pesquisas e debates sobre o uso responsável das redes sociais, culminando na elaboração de um plano de aula que, posteriormente, foi aplicado. Como resultado da aplicação desse plano, tivemos uma aula bastante produtiva, em que a turma elaborou seus próprios memes sobre amizade, respeito e convivência e refletiu, de forma coletiva, acerca da importância de um olhar crítico sobre os conteúdos online e sobre o papel dos memes na comunicação digital.

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