Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM LEVANTAMENTO SOBRE A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA ZONA RURAL SOBRE OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM - MA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo aborda a temática da educação inclusiva, tendo como recorte a atuação dos professores no contexto da zona rural no município de Bom Jardim – MA, especificamente da região sul deste município. Para isso, o objetivo desta pesquisa é identificar os principais desafios enfrentados por professores da zona rural, para a efetivação de uma educação inclusiva de qualidade nos espaços escolares do campo, tendo em vista que muitos destes ambientes estão em realidades atípicas, com dificuldade de acesso, professores com formação arcaica, escolas sem recursos básicos, dentre outras questões abordadas no decorrer do estudo. Para tanto, foi necessário compreender como a formação docente impacta no processo de inclusão escolar; refletir sobre as diferenças de oportunidades entre professores do campo e da cidade; e identificar as dificuldades na implementação de práticas inclusivas em ambientes escolares do campo. Realizou-se assim uma pesquisa exploratória descritiva, partindo de uma revisão bibliográfica acerca da temática, tendo como principais teóricos: Mantoan (2015); Oliveira (2023); Pletsch (2009); dentre outros. Tratando-se de um estudo de levantamento, foi utilizado um questionário estruturado encaminhado aos professores e os dados foram interpretados por abordagem quantitativa. Diante disso, verificou-se que nos espaços escolares do campo, muitos fatores dificultam o trabalho docente numa perspectiva inclusiva, por ser um ambiente pouco estimulador, com recursos limitados, muitos profissionais sem formação inicial adequada, famílias com conhecimento limitado acerca das dificuldades de seus filhos, além da dificuldade de acesso a novas tecnologias e recursos educacionais. Diante disso, que chegamos à conclusão de que a inclusão escolar ainda é um marco a se alcançar, e no que se refere os espaços escolares do campo os desafios para esta inclusão tendem a ser maiores, levando em consideração todo o contexto sociopolítico, econômico e cultural que interfere significativamente no desenvolvimento educacional da população do campo e no trabalho docente.

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