Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DOS PÁSSAROS ATRAVÉS DA CANÇÃO 'PASSAREDO' DE CHICO BUARQUE/FRANCIS HIME: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA AS CRIANÇAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125050
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 607
    "inscrito_id" => 3317
    "titulo" => "ESTUDO DOS PÁSSAROS ATRAVÉS DA CANÇÃO 'PASSAREDO' DE CHICO BUARQUE/FRANCIS HIME: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA AS CRIANÇAS"
    "resumo" => "O presente trabalho relata práticas interdisciplinares desenvolvidas a partir da canção “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime, integrando as áreas de Música, Arte e Biologia. A proposta teve como foco o estudo das aves mencionadas na música, a conscientização ambiental e a promoção de um intercâmbio de saberes entre alunos do ensino fundamental I e da educação infantil da Escola do Serviço Social do Comércio (SESC) em Castanhal. O projeto buscou estimular a socialização e a troca de experiências entre as turmas, colocando os alunos no protagonismo do processo de aprendizagem. Como referencial teórico, foram utilizados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), além de obras de BRITO (2003) e RIZOLLI (2007). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com coleta de dados por meio de fotografias, vídeos e relatórios diagnósticos das turmas envolvidas. Os resultados demonstraram uma maior conscientização das crianças sobre a importância da natureza, das aves e de seus habitats naturais, além de alertar para os riscos de extinção que algumas espécies enfrentam. Além disso, a interação entre os alunos do ensino fundamental I e da educação infantil promoveu um ambiente colaborativo, onde os estudantes assumiram papéis de protagonismo, compartilhando conhecimentos e vivências por meio da música “Passaredo”. O trabalho evidenciou a importância de abordagens interdisciplinares e colaborativas na educação, destacando o potencial da arte e da música como ferramentas para o desenvolvimento de consciência ambiental e social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3317_TB607_22102025075131.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS MORAES SALES"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS SALES"
    "autor_email" => "mateus23moraes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125050
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 607
    "inscrito_id" => 3317
    "titulo" => "ESTUDO DOS PÁSSAROS ATRAVÉS DA CANÇÃO 'PASSAREDO' DE CHICO BUARQUE/FRANCIS HIME: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA AS CRIANÇAS"
    "resumo" => "O presente trabalho relata práticas interdisciplinares desenvolvidas a partir da canção “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime, integrando as áreas de Música, Arte e Biologia. A proposta teve como foco o estudo das aves mencionadas na música, a conscientização ambiental e a promoção de um intercâmbio de saberes entre alunos do ensino fundamental I e da educação infantil da Escola do Serviço Social do Comércio (SESC) em Castanhal. O projeto buscou estimular a socialização e a troca de experiências entre as turmas, colocando os alunos no protagonismo do processo de aprendizagem. Como referencial teórico, foram utilizados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), além de obras de BRITO (2003) e RIZOLLI (2007). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com coleta de dados por meio de fotografias, vídeos e relatórios diagnósticos das turmas envolvidas. Os resultados demonstraram uma maior conscientização das crianças sobre a importância da natureza, das aves e de seus habitats naturais, além de alertar para os riscos de extinção que algumas espécies enfrentam. Além disso, a interação entre os alunos do ensino fundamental I e da educação infantil promoveu um ambiente colaborativo, onde os estudantes assumiram papéis de protagonismo, compartilhando conhecimentos e vivências por meio da música “Passaredo”. O trabalho evidenciou a importância de abordagens interdisciplinares e colaborativas na educação, destacando o potencial da arte e da música como ferramentas para o desenvolvimento de consciência ambiental e social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3317_TB607_22102025075131.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS MORAES SALES"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS SALES"
    "autor_email" => "mateus23moraes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho relata práticas interdisciplinares desenvolvidas a partir da canção “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime, integrando as áreas de Música, Arte e Biologia. A proposta teve como foco o estudo das aves mencionadas na música, a conscientização ambiental e a promoção de um intercâmbio de saberes entre alunos do ensino fundamental I e da educação infantil da Escola do Serviço Social do Comércio (SESC) em Castanhal. O projeto buscou estimular a socialização e a troca de experiências entre as turmas, colocando os alunos no protagonismo do processo de aprendizagem. Como referencial teórico, foram utilizados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), além de obras de BRITO (2003) e RIZOLLI (2007). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com coleta de dados por meio de fotografias, vídeos e relatórios diagnósticos das turmas envolvidas. Os resultados demonstraram uma maior conscientização das crianças sobre a importância da natureza, das aves e de seus habitats naturais, além de alertar para os riscos de extinção que algumas espécies enfrentam. Além disso, a interação entre os alunos do ensino fundamental I e da educação infantil promoveu um ambiente colaborativo, onde os estudantes assumiram papéis de protagonismo, compartilhando conhecimentos e vivências por meio da música “Passaredo”. O trabalho evidenciou a importância de abordagens interdisciplinares e colaborativas na educação, destacando o potencial da arte e da música como ferramentas para o desenvolvimento de consciência ambiental e social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.