ESTUDO DOS PÁSSAROS ATRAVÉS DA CANÇÃO 'PASSAREDO' DE CHICO BUARQUE/FRANCIS HIME: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA AS CRIANÇAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125050 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 607 "inscrito_id" => 3317 "titulo" => "ESTUDO DOS PÁSSAROS ATRAVÉS DA CANÇÃO 'PASSAREDO' DE CHICO BUARQUE/FRANCIS HIME: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA AS CRIANÇAS" "resumo" => "O presente trabalho relata práticas interdisciplinares desenvolvidas a partir da canção “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime, integrando as áreas de Música, Arte e Biologia. A proposta teve como foco o estudo das aves mencionadas na música, a conscientização ambiental e a promoção de um intercâmbio de saberes entre alunos do ensino fundamental I e da educação infantil da Escola do Serviço Social do Comércio (SESC) em Castanhal. O projeto buscou estimular a socialização e a troca de experiências entre as turmas, colocando os alunos no protagonismo do processo de aprendizagem. Como referencial teórico, foram utilizados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), além de obras de BRITO (2003) e RIZOLLI (2007). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com coleta de dados por meio de fotografias, vídeos e relatórios diagnósticos das turmas envolvidas. Os resultados demonstraram uma maior conscientização das crianças sobre a importância da natureza, das aves e de seus habitats naturais, além de alertar para os riscos de extinção que algumas espécies enfrentam. Além disso, a interação entre os alunos do ensino fundamental I e da educação infantil promoveu um ambiente colaborativo, onde os estudantes assumiram papéis de protagonismo, compartilhando conhecimentos e vivências por meio da música “Passaredo”. O trabalho evidenciou a importância de abordagens interdisciplinares e colaborativas na educação, destacando o potencial da arte e da música como ferramentas para o desenvolvimento de consciência ambiental e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3317_TB607_22102025075131.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS MORAES SALES" "autor_nome_curto" => "MATEUS SALES" "autor_email" => "mateus23moraes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125050 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 607 "inscrito_id" => 3317 "titulo" => "ESTUDO DOS PÁSSAROS ATRAVÉS DA CANÇÃO 'PASSAREDO' DE CHICO BUARQUE/FRANCIS HIME: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA AS CRIANÇAS" "resumo" => "O presente trabalho relata práticas interdisciplinares desenvolvidas a partir da canção “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime, integrando as áreas de Música, Arte e Biologia. A proposta teve como foco o estudo das aves mencionadas na música, a conscientização ambiental e a promoção de um intercâmbio de saberes entre alunos do ensino fundamental I e da educação infantil da Escola do Serviço Social do Comércio (SESC) em Castanhal. O projeto buscou estimular a socialização e a troca de experiências entre as turmas, colocando os alunos no protagonismo do processo de aprendizagem. Como referencial teórico, foram utilizados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), além de obras de BRITO (2003) e RIZOLLI (2007). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com coleta de dados por meio de fotografias, vídeos e relatórios diagnósticos das turmas envolvidas. Os resultados demonstraram uma maior conscientização das crianças sobre a importância da natureza, das aves e de seus habitats naturais, além de alertar para os riscos de extinção que algumas espécies enfrentam. Além disso, a interação entre os alunos do ensino fundamental I e da educação infantil promoveu um ambiente colaborativo, onde os estudantes assumiram papéis de protagonismo, compartilhando conhecimentos e vivências por meio da música “Passaredo”. O trabalho evidenciou a importância de abordagens interdisciplinares e colaborativas na educação, destacando o potencial da arte e da música como ferramentas para o desenvolvimento de consciência ambiental e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3317_TB607_22102025075131.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS MORAES SALES" "autor_nome_curto" => "MATEUS SALES" "autor_email" => "mateus23moraes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }