CONEXÃO PROFESSOR-ALUNO: UM PILAR PARA O SUCESSO EDUCACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125051 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 5155 "titulo" => "CONEXÃO PROFESSOR-ALUNO: UM PILAR PARA O SUCESSO EDUCACIONAL" "resumo" => "A conexão entre professor e aluno é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se que uma ligação positiva pode influenciar de forma significativa tanto o desempenho acadêmico, quanto o bem-estar emocional dos estudantes, além de fortalecer os vinculos de pertencimento à escola. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar estratégias consideradas eficazes para fortalecer a relação professor e aluno e analisar seu impacto no sucesso educacional. De forma complementar, buscou-se compreender os fatores que afetam a qualidade dessa interação e que influenciam no desempenho e bem-estar dos alunos. A metodologia adotada é de natureza descritiva, utilizando um enfoque qualitativo. A pesquisa envolveu uma revisão sistemática de literatura, baseada em materiais já elaborados, como livros e artigos, com foco em compreender as diversas perspectivas que essa temática tomou nos últimos 5 anos. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados dos periódicos da Unitins e demais plataformas de periódicos científicos especializados no tema. A análise de conteúdo foi conduzida de forma criteriosa, buscando identificar temas e padrões recorrentes que contribuíram para os objetivos da pesquisa. A pesquisa enfatizou a necessidade de comunicação, empatia e compreensão mútua para construir um ambiente de aprendizagem produtiva e motivadora. Ao final, espera-se que as descobertas realizadas nesta pesquisa contribuam de forma positiva para o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo reflexões e melhorias nas práticas educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5155_TB608_29102025003546.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE CORTEZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOSIANE CORTEZ" "autor_email" => "josianecortez429@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125051 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 5155 "titulo" => "CONEXÃO PROFESSOR-ALUNO: UM PILAR PARA O SUCESSO EDUCACIONAL" "resumo" => "A conexão entre professor e aluno é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se que uma ligação positiva pode influenciar de forma significativa tanto o desempenho acadêmico, quanto o bem-estar emocional dos estudantes, além de fortalecer os vinculos de pertencimento à escola. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar estratégias consideradas eficazes para fortalecer a relação professor e aluno e analisar seu impacto no sucesso educacional. De forma complementar, buscou-se compreender os fatores que afetam a qualidade dessa interação e que influenciam no desempenho e bem-estar dos alunos. A metodologia adotada é de natureza descritiva, utilizando um enfoque qualitativo. A pesquisa envolveu uma revisão sistemática de literatura, baseada em materiais já elaborados, como livros e artigos, com foco em compreender as diversas perspectivas que essa temática tomou nos últimos 5 anos. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados dos periódicos da Unitins e demais plataformas de periódicos científicos especializados no tema. A análise de conteúdo foi conduzida de forma criteriosa, buscando identificar temas e padrões recorrentes que contribuíram para os objetivos da pesquisa. A pesquisa enfatizou a necessidade de comunicação, empatia e compreensão mútua para construir um ambiente de aprendizagem produtiva e motivadora. Ao final, espera-se que as descobertas realizadas nesta pesquisa contribuam de forma positiva para o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo reflexões e melhorias nas práticas educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5155_TB608_29102025003546.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE CORTEZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOSIANE CORTEZ" "autor_email" => "josianecortez429@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }