Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONEXÃO PROFESSOR-ALUNO: UM PILAR PARA O SUCESSO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125051
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 5155
    "titulo" => "CONEXÃO PROFESSOR-ALUNO: UM PILAR PARA O SUCESSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "A conexão entre professor e aluno é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se que uma ligação positiva pode influenciar de forma significativa tanto o desempenho acadêmico, quanto o bem-estar emocional dos estudantes, além de fortalecer os vinculos de pertencimento à escola. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar estratégias consideradas eficazes para fortalecer a relação professor e aluno e analisar seu impacto no sucesso educacional. De forma complementar, buscou-se compreender os fatores que afetam a qualidade dessa interação e que influenciam no desempenho e bem-estar dos alunos. A metodologia adotada é de natureza descritiva, utilizando um enfoque qualitativo. A pesquisa envolveu uma revisão sistemática de literatura, baseada em materiais já elaborados, como livros e artigos, com foco em compreender as diversas perspectivas que essa temática tomou nos últimos 5 anos. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados dos periódicos da Unitins e demais plataformas de periódicos científicos especializados no tema. A análise de conteúdo foi conduzida de forma criteriosa, buscando identificar temas e padrões recorrentes que contribuíram para os objetivos da pesquisa. A pesquisa enfatizou a necessidade de comunicação, empatia e compreensão mútua para construir um ambiente de aprendizagem produtiva e motivadora. Ao final, espera-se que as descobertas realizadas nesta pesquisa contribuam de forma positiva para o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo reflexões e melhorias nas práticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5155_TB608_29102025003546.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE CORTEZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE CORTEZ"
    "autor_email" => "josianecortez429@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125051
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 5155
    "titulo" => "CONEXÃO PROFESSOR-ALUNO: UM PILAR PARA O SUCESSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "A conexão entre professor e aluno é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se que uma ligação positiva pode influenciar de forma significativa tanto o desempenho acadêmico, quanto o bem-estar emocional dos estudantes, além de fortalecer os vinculos de pertencimento à escola. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar estratégias consideradas eficazes para fortalecer a relação professor e aluno e analisar seu impacto no sucesso educacional. De forma complementar, buscou-se compreender os fatores que afetam a qualidade dessa interação e que influenciam no desempenho e bem-estar dos alunos. A metodologia adotada é de natureza descritiva, utilizando um enfoque qualitativo. A pesquisa envolveu uma revisão sistemática de literatura, baseada em materiais já elaborados, como livros e artigos, com foco em compreender as diversas perspectivas que essa temática tomou nos últimos 5 anos. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados dos periódicos da Unitins e demais plataformas de periódicos científicos especializados no tema. A análise de conteúdo foi conduzida de forma criteriosa, buscando identificar temas e padrões recorrentes que contribuíram para os objetivos da pesquisa. A pesquisa enfatizou a necessidade de comunicação, empatia e compreensão mútua para construir um ambiente de aprendizagem produtiva e motivadora. Ao final, espera-se que as descobertas realizadas nesta pesquisa contribuam de forma positiva para o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo reflexões e melhorias nas práticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5155_TB608_29102025003546.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE CORTEZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE CORTEZ"
    "autor_email" => "josianecortez429@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A conexão entre professor e aluno é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se que uma ligação positiva pode influenciar de forma significativa tanto o desempenho acadêmico, quanto o bem-estar emocional dos estudantes, além de fortalecer os vinculos de pertencimento à escola. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar estratégias consideradas eficazes para fortalecer a relação professor e aluno e analisar seu impacto no sucesso educacional. De forma complementar, buscou-se compreender os fatores que afetam a qualidade dessa interação e que influenciam no desempenho e bem-estar dos alunos. A metodologia adotada é de natureza descritiva, utilizando um enfoque qualitativo. A pesquisa envolveu uma revisão sistemática de literatura, baseada em materiais já elaborados, como livros e artigos, com foco em compreender as diversas perspectivas que essa temática tomou nos últimos 5 anos. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados dos periódicos da Unitins e demais plataformas de periódicos científicos especializados no tema. A análise de conteúdo foi conduzida de forma criteriosa, buscando identificar temas e padrões recorrentes que contribuíram para os objetivos da pesquisa. A pesquisa enfatizou a necessidade de comunicação, empatia e compreensão mútua para construir um ambiente de aprendizagem produtiva e motivadora. Ao final, espera-se que as descobertas realizadas nesta pesquisa contribuam de forma positiva para o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo reflexões e melhorias nas práticas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.