Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125054
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 612
    "inscrito_id" => 3734
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "A educação especial desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem no desenvolvimento dos estudantes com deficiência. O objetivo desta pesquisa é averiguar os processos de aquisição na educação especial e inclusiva diante da formação docente na contribuição da aprendizagem dos estudantes com deficiência. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica, documental e de campo, apoiada por autores contemporâneos que enfatizam sua relevância neste estudo. A partir das análises dos dados foi entregue um questionário aos professores para levantamento de dados, os resultados foram expostos em quadro. Os resultados apontam que é essencial que haja formação contínua para docentes e uma maior participação da comunidade escolar. Dessa forma, será possível identificar e reduzir as lacunas existentes no ensino, promovendo mais um aprendizado equitativo para todos. Contudo, ainda há muitos desafios e obstáculos a serem lapidados para que ocorra uma inclusão de maneira efetiva. As politicas públicas apontam clareza, no entanto falta ser colocadas em prática na rotina escolar dos estudantes com deficiência a insuficiência de recursos dificultam a implementação de estratégias inclusivas que atendam às especificidades individuais dos estudantes. Para que a aprendizagem ocorra com mais eficiência, é necessário um olhar mais atento e sensível por parte de todos os envolvidos na educação. No entanto, com investimentos adequados e maior compromisso com a inclusão, é possível avançar rumo a uma educação mais igualitária. O grande desafio está em transformar as diretrizes inclusivas do papel para a prática, promovendo um ambiente escolar onde a empatia seja um princípio fundamental e que a inclusão aconteça de fato, garantindo que todos os estudantes , independentemente de suas condições, tenham acesso a um aprendizado significativo com qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3734_TB612_18102025171330.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ILZA GOMES FERREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "gomesilza907@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125054
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 612
    "inscrito_id" => 3734
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "A educação especial desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem no desenvolvimento dos estudantes com deficiência. O objetivo desta pesquisa é averiguar os processos de aquisição na educação especial e inclusiva diante da formação docente na contribuição da aprendizagem dos estudantes com deficiência. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica, documental e de campo, apoiada por autores contemporâneos que enfatizam sua relevância neste estudo. A partir das análises dos dados foi entregue um questionário aos professores para levantamento de dados, os resultados foram expostos em quadro. Os resultados apontam que é essencial que haja formação contínua para docentes e uma maior participação da comunidade escolar. Dessa forma, será possível identificar e reduzir as lacunas existentes no ensino, promovendo mais um aprendizado equitativo para todos. Contudo, ainda há muitos desafios e obstáculos a serem lapidados para que ocorra uma inclusão de maneira efetiva. As politicas públicas apontam clareza, no entanto falta ser colocadas em prática na rotina escolar dos estudantes com deficiência a insuficiência de recursos dificultam a implementação de estratégias inclusivas que atendam às especificidades individuais dos estudantes. Para que a aprendizagem ocorra com mais eficiência, é necessário um olhar mais atento e sensível por parte de todos os envolvidos na educação. No entanto, com investimentos adequados e maior compromisso com a inclusão, é possível avançar rumo a uma educação mais igualitária. O grande desafio está em transformar as diretrizes inclusivas do papel para a prática, promovendo um ambiente escolar onde a empatia seja um princípio fundamental e que a inclusão aconteça de fato, garantindo que todos os estudantes , independentemente de suas condições, tenham acesso a um aprendizado significativo com qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3734_TB612_18102025171330.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ILZA GOMES FERREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "gomesilza907@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação especial desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem no desenvolvimento dos estudantes com deficiência. O objetivo desta pesquisa é averiguar os processos de aquisição na educação especial e inclusiva diante da formação docente na contribuição da aprendizagem dos estudantes com deficiência. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica, documental e de campo, apoiada por autores contemporâneos que enfatizam sua relevância neste estudo. A partir das análises dos dados foi entregue um questionário aos professores para levantamento de dados, os resultados foram expostos em quadro. Os resultados apontam que é essencial que haja formação contínua para docentes e uma maior participação da comunidade escolar. Dessa forma, será possível identificar e reduzir as lacunas existentes no ensino, promovendo mais um aprendizado equitativo para todos. Contudo, ainda há muitos desafios e obstáculos a serem lapidados para que ocorra uma inclusão de maneira efetiva. As politicas públicas apontam clareza, no entanto falta ser colocadas em prática na rotina escolar dos estudantes com deficiência a insuficiência de recursos dificultam a implementação de estratégias inclusivas que atendam às especificidades individuais dos estudantes. Para que a aprendizagem ocorra com mais eficiência, é necessário um olhar mais atento e sensível por parte de todos os envolvidos na educação. No entanto, com investimentos adequados e maior compromisso com a inclusão, é possível avançar rumo a uma educação mais igualitária. O grande desafio está em transformar as diretrizes inclusivas do papel para a prática, promovendo um ambiente escolar onde a empatia seja um princípio fundamental e que a inclusão aconteça de fato, garantindo que todos os estudantes , independentemente de suas condições, tenham acesso a um aprendizado significativo com qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.