Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIQUENIQUE LITERÁRIO: LER É GANHAR ASAS PARA O MUNDO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125057
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 625
    "inscrito_id" => 1438
    "titulo" => "PIQUENIQUE LITERÁRIO: LER É GANHAR ASAS PARA O MUNDO"
    "resumo" => "Este estudo qualitativo tem como objeto a leitura compartilhada entre os estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa em parceria com à biobliotecária/biblioteca escolar. O objetivo principal foi despertar o gosto dos estudantes pela leitura fortalecendo o vínculo com a escola de maneira interativa. O presente projeto faz parte da política pública de governo da Secretária Estadual de Educação (SEDUC) no Estado de Mato Grosso. A base foi o Sistema Estruturado de Ensino (SEE), que buscou implementar no Estado esse Sistema visando a elevação dos resultados educacionais em todas as etapas e modalidades do ensino de educação básica principalmente ao que tange a leitura. O referencial teórico-metodológico que embasou o projeto foi o próprio material SEE e Freire que traz conceitos e reflexões sobre a leitura de mundo, que precede a da palavra. A pesquisa consta com dados obtidos, por meio da prática de leitura dos estudantes e o engajamento diário na biblioteca da escola. A questão que norteou a pesquisa foi: quais as melhorias/benefícios que a leitura traz ao estudante e ao âmbito educacional quanto se compartilha experiências de leituras? Pretendeu-se verificar as implicações do processo de ensino por meio da leitura compartilhada. Identificou-se três abordagens nos métodos utilizados: i) método tradicional – leitura individual; ii) momento de reflexão do professor de Língua Portuguesa, da bibliotecária e dos estudantes; iii) momento de compartilhamento da leitura entre os estudantes. A pesquisa identificou os seguintes resultados: a) alunos que participaram do piquenique despertaram interesse para continuar buscando livros para ler; b) apresentação das emoções ao apresentar a leitura de forma oral; c) troca de experiências/conhecimento entre os alunos; d) materiais físicos compartilhados, tais como: alimentos, cestas com livros, livros acessíveis sobre tapetes e visíveis para todos os envolvidos, estudantes/bibliotecária/professora caracterizadas de personagens de alguns livros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1438_TB625_21102025161605.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILCEIA SALDANHA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "NILCEIA"
    "autor_email" => "nilceia.carneiro@edu.mt.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125057
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 625
    "inscrito_id" => 1438
    "titulo" => "PIQUENIQUE LITERÁRIO: LER É GANHAR ASAS PARA O MUNDO"
    "resumo" => "Este estudo qualitativo tem como objeto a leitura compartilhada entre os estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa em parceria com à biobliotecária/biblioteca escolar. O objetivo principal foi despertar o gosto dos estudantes pela leitura fortalecendo o vínculo com a escola de maneira interativa. O presente projeto faz parte da política pública de governo da Secretária Estadual de Educação (SEDUC) no Estado de Mato Grosso. A base foi o Sistema Estruturado de Ensino (SEE), que buscou implementar no Estado esse Sistema visando a elevação dos resultados educacionais em todas as etapas e modalidades do ensino de educação básica principalmente ao que tange a leitura. O referencial teórico-metodológico que embasou o projeto foi o próprio material SEE e Freire que traz conceitos e reflexões sobre a leitura de mundo, que precede a da palavra. A pesquisa consta com dados obtidos, por meio da prática de leitura dos estudantes e o engajamento diário na biblioteca da escola. A questão que norteou a pesquisa foi: quais as melhorias/benefícios que a leitura traz ao estudante e ao âmbito educacional quanto se compartilha experiências de leituras? Pretendeu-se verificar as implicações do processo de ensino por meio da leitura compartilhada. Identificou-se três abordagens nos métodos utilizados: i) método tradicional – leitura individual; ii) momento de reflexão do professor de Língua Portuguesa, da bibliotecária e dos estudantes; iii) momento de compartilhamento da leitura entre os estudantes. A pesquisa identificou os seguintes resultados: a) alunos que participaram do piquenique despertaram interesse para continuar buscando livros para ler; b) apresentação das emoções ao apresentar a leitura de forma oral; c) troca de experiências/conhecimento entre os alunos; d) materiais físicos compartilhados, tais como: alimentos, cestas com livros, livros acessíveis sobre tapetes e visíveis para todos os envolvidos, estudantes/bibliotecária/professora caracterizadas de personagens de alguns livros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1438_TB625_21102025161605.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILCEIA SALDANHA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "NILCEIA"
    "autor_email" => "nilceia.carneiro@edu.mt.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo qualitativo tem como objeto a leitura compartilhada entre os estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa em parceria com à biobliotecária/biblioteca escolar. O objetivo principal foi despertar o gosto dos estudantes pela leitura fortalecendo o vínculo com a escola de maneira interativa. O presente projeto faz parte da política pública de governo da Secretária Estadual de Educação (SEDUC) no Estado de Mato Grosso. A base foi o Sistema Estruturado de Ensino (SEE), que buscou implementar no Estado esse Sistema visando a elevação dos resultados educacionais em todas as etapas e modalidades do ensino de educação básica principalmente ao que tange a leitura. O referencial teórico-metodológico que embasou o projeto foi o próprio material SEE e Freire que traz conceitos e reflexões sobre a leitura de mundo, que precede a da palavra. A pesquisa consta com dados obtidos, por meio da prática de leitura dos estudantes e o engajamento diário na biblioteca da escola. A questão que norteou a pesquisa foi: quais as melhorias/benefícios que a leitura traz ao estudante e ao âmbito educacional quanto se compartilha experiências de leituras? Pretendeu-se verificar as implicações do processo de ensino por meio da leitura compartilhada. Identificou-se três abordagens nos métodos utilizados: i) método tradicional – leitura individual; ii) momento de reflexão do professor de Língua Portuguesa, da bibliotecária e dos estudantes; iii) momento de compartilhamento da leitura entre os estudantes. A pesquisa identificou os seguintes resultados: a) alunos que participaram do piquenique despertaram interesse para continuar buscando livros para ler; b) apresentação das emoções ao apresentar a leitura de forma oral; c) troca de experiências/conhecimento entre os alunos; d) materiais físicos compartilhados, tais como: alimentos, cestas com livros, livros acessíveis sobre tapetes e visíveis para todos os envolvidos, estudantes/bibliotecária/professora caracterizadas de personagens de alguns livros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.