Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NOS LIVROS INFANTIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A representatividade negra na literatura infantil é essencial para a promoção de uma educação antirracista, contribuindo para a valorização da diversidade e a desconstrução de estereótipos raciais. Este estudo tem como objetivo analisar a importância da presença de personagens negros em livros infantis, ressaltando como essa representatividade impacta a construção identitária e o combate ao racismo estrutural. A abordagem da investigação adotada neste trabalho é de natureza qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica, com base em autores como Gomes (2017), Adichie (2009) e Ribeiro (2019), que discutem a relevância da representatividade na formação de subjetividades e na desconstrução de narrativas hegemônicas excludentes. Ademais, considera-se o trabalho de escritores como Kiusam de Oliveira (2010), Otávio Júnior (2019) e Rodrigo França (2020) cujas obras infantis valorizam protagonistas negros e contribuem para uma visão mais plural da sociedade. Os resultados indicam que a ausência de protagonistas negros na literatura infantil reforça a marginalização de sujeitos historicamente invisibilizados, enquanto a presença de personagens negros bem construídos fortalece a autoestima de crianças negras e amplia a percepção de diversidade entre crianças brancas. Além disso, evidencia-se que a literatura infantil é uma forma de ver e pensar o mundo, muito importante para a educação antirracista, pois possibilita a reflexão crítica sobre preconceitos enraizados na sociedade. Dessa forma, conclui-se que a ampliação da representatividade negra na literatura infantil é fundamental para a construção de uma sociedade mais equitativa, na qual as múltiplas identidades sejam reconhecidas e valorizadas.

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