POLÍTICA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO – BUSCA ATIVA: QUEM FALTA FAZ FALTA!?
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125059 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 1438 "titulo" => "POLÍTICA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO – BUSCA ATIVA: QUEM FALTA FAZ FALTA!?" "resumo" => "Este estudo qualitativo, que faz parte da política pública da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, tem como objeto de estudo a Busca Ativa de estudantes que se ausentam da escola. O objetivo principal é evitarde evasão e abandono escolar. A base foi o programa “Nenhum Estudante a Menos”, por meio da portaria número 248. O referencial teórico-metodológico que embasa a pesquisa é a própria portaria 248, a Constituição Federal (1988) que prevê no seu Artigo 205 que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990): prevê no seu Artigo 53 que a criança e o adolescente têm direito à educação. A pesquisa consta com os dados obtidos no diário eletrônico, que são as faltas injustificadas desses estudantes. A questão que norteou a pesquisa foi: quais as metodologias utilizadas para se conseguir reduzir os índices de evasão escolar e proporcionar um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino e de permanência na escola ao que se refere à essa política pública de governo. Identificou-se três abordagens nos métodos da busca ativa: i) método por rotação – fluxo de atividades diferenciadas para a busca do estudante; ii) dados fechados prontos para serem trazidos para a busca do estudante: presenças no diário eletrônico; iii) trabalhos de recomposição de falta – para alunos sem atestado médico. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) A busca ativa chegou atingir 90% do alunado que estava fora da escola; b) família trazendo de volta os filhos para escola; c) o trabalho pedagógico vinculado ao trabalho da busca ativa resultou em 90% de alunos que estavam evadidos voltarem à estudar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1438_TB627_20102025165839.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILCEIA SALDANHA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "NILCEIA" "autor_email" => "nilceia.carneiro@edu.mt.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125059 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 1438 "titulo" => "POLÍTICA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO – BUSCA ATIVA: QUEM FALTA FAZ FALTA!?" "resumo" => "Este estudo qualitativo, que faz parte da política pública da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, tem como objeto de estudo a Busca Ativa de estudantes que se ausentam da escola. O objetivo principal é evitarde evasão e abandono escolar. A base foi o programa “Nenhum Estudante a Menos”, por meio da portaria número 248. O referencial teórico-metodológico que embasa a pesquisa é a própria portaria 248, a Constituição Federal (1988) que prevê no seu Artigo 205 que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990): prevê no seu Artigo 53 que a criança e o adolescente têm direito à educação. A pesquisa consta com os dados obtidos no diário eletrônico, que são as faltas injustificadas desses estudantes. A questão que norteou a pesquisa foi: quais as metodologias utilizadas para se conseguir reduzir os índices de evasão escolar e proporcionar um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino e de permanência na escola ao que se refere à essa política pública de governo. Identificou-se três abordagens nos métodos da busca ativa: i) método por rotação – fluxo de atividades diferenciadas para a busca do estudante; ii) dados fechados prontos para serem trazidos para a busca do estudante: presenças no diário eletrônico; iii) trabalhos de recomposição de falta – para alunos sem atestado médico. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) A busca ativa chegou atingir 90% do alunado que estava fora da escola; b) família trazendo de volta os filhos para escola; c) o trabalho pedagógico vinculado ao trabalho da busca ativa resultou em 90% de alunos que estavam evadidos voltarem à estudar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1438_TB627_20102025165839.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILCEIA SALDANHA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "NILCEIA" "autor_email" => "nilceia.carneiro@edu.mt.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }