Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS (AS): UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 2021 NA UNESP

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125061
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 630
    "inscrito_id" => 5873
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS (AS): UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 2021 NA UNESP"
    "resumo" => "Esta investigação insere-se nas pesquisas sobre a formação de professores e é resultado de um estudo de doutorado em andamento. Seu objetivo principal é analisar os dados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2021, com foco nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A escolha pela última avaliação é justificada pela relevância dos dados mais recentes, que refletem a realidade acadêmica atual e as transformações educacionais causadas pela pandemia de COVID-19, oferecendo uma visão mais precisa dos desafios e avanços na educação superior. A pesquisa adota a análise documental, baseada em fontes públicas e primárias disponíveis online, e utiliza as categorias de análise de Cellard (2008). Essas categorias consideram diversos aspectos, como o quadro teórico, o contexto, os autores, os interesses envolvidos, os conceitos-chave, a lógica interna e a natureza dos textos, permitindo uma compreensão crítica e profunda dos relatórios. O estudo investiga os resultados de desempenho dos (as) discentes em componentes de formação geral e específica, com ênfase nas variações observadas entre os diferentes campi da UNESP. A comparação entre essas unidades permite identificar as especificidades de cada campus, os fatores que influenciam o desempenho acadêmico e os desafios enfrentados pelos (as) alunos (as) em diferentes contextos. Além disso, a pesquisa analisa o papel do ENADE como ferramenta de avaliação da qualidade da educação superior, destacando como os dados gerados pelo exame podem contribuir para a melhoria contínua dos cursos de Pedagogia. Por meio dessa abordagem, o artigo busca fornecer uma análise descritiva e reflexiva sobre a formação dos (as) pedagogos (as) na UNESP, considerando as mudanças no cenário educacional e as necessidades da profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5873_TB630_29102025075000.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANNA NEVES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SUZANNA"
    "autor_email" => "suzanna.neves@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125061
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 630
    "inscrito_id" => 5873
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS (AS): UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 2021 NA UNESP"
    "resumo" => "Esta investigação insere-se nas pesquisas sobre a formação de professores e é resultado de um estudo de doutorado em andamento. Seu objetivo principal é analisar os dados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2021, com foco nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A escolha pela última avaliação é justificada pela relevância dos dados mais recentes, que refletem a realidade acadêmica atual e as transformações educacionais causadas pela pandemia de COVID-19, oferecendo uma visão mais precisa dos desafios e avanços na educação superior. A pesquisa adota a análise documental, baseada em fontes públicas e primárias disponíveis online, e utiliza as categorias de análise de Cellard (2008). Essas categorias consideram diversos aspectos, como o quadro teórico, o contexto, os autores, os interesses envolvidos, os conceitos-chave, a lógica interna e a natureza dos textos, permitindo uma compreensão crítica e profunda dos relatórios. O estudo investiga os resultados de desempenho dos (as) discentes em componentes de formação geral e específica, com ênfase nas variações observadas entre os diferentes campi da UNESP. A comparação entre essas unidades permite identificar as especificidades de cada campus, os fatores que influenciam o desempenho acadêmico e os desafios enfrentados pelos (as) alunos (as) em diferentes contextos. Além disso, a pesquisa analisa o papel do ENADE como ferramenta de avaliação da qualidade da educação superior, destacando como os dados gerados pelo exame podem contribuir para a melhoria contínua dos cursos de Pedagogia. Por meio dessa abordagem, o artigo busca fornecer uma análise descritiva e reflexiva sobre a formação dos (as) pedagogos (as) na UNESP, considerando as mudanças no cenário educacional e as necessidades da profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5873_TB630_29102025075000.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANNA NEVES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SUZANNA"
    "autor_email" => "suzanna.neves@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta investigação insere-se nas pesquisas sobre a formação de professores e é resultado de um estudo de doutorado em andamento. Seu objetivo principal é analisar os dados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2021, com foco nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A escolha pela última avaliação é justificada pela relevância dos dados mais recentes, que refletem a realidade acadêmica atual e as transformações educacionais causadas pela pandemia de COVID-19, oferecendo uma visão mais precisa dos desafios e avanços na educação superior. A pesquisa adota a análise documental, baseada em fontes públicas e primárias disponíveis online, e utiliza as categorias de análise de Cellard (2008). Essas categorias consideram diversos aspectos, como o quadro teórico, o contexto, os autores, os interesses envolvidos, os conceitos-chave, a lógica interna e a natureza dos textos, permitindo uma compreensão crítica e profunda dos relatórios. O estudo investiga os resultados de desempenho dos (as) discentes em componentes de formação geral e específica, com ênfase nas variações observadas entre os diferentes campi da UNESP. A comparação entre essas unidades permite identificar as especificidades de cada campus, os fatores que influenciam o desempenho acadêmico e os desafios enfrentados pelos (as) alunos (as) em diferentes contextos. Além disso, a pesquisa analisa o papel do ENADE como ferramenta de avaliação da qualidade da educação superior, destacando como os dados gerados pelo exame podem contribuir para a melhoria contínua dos cursos de Pedagogia. Por meio dessa abordagem, o artigo busca fornecer uma análise descritiva e reflexiva sobre a formação dos (as) pedagogos (as) na UNESP, considerando as mudanças no cenário educacional e as necessidades da profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.