REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS (AS): UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 2021 NA UNESP
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125061 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 630 "inscrito_id" => 5873 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS (AS): UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 2021 NA UNESP" "resumo" => "Esta investigação insere-se nas pesquisas sobre a formação de professores e é resultado de um estudo de doutorado em andamento. Seu objetivo principal é analisar os dados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2021, com foco nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A escolha pela última avaliação é justificada pela relevância dos dados mais recentes, que refletem a realidade acadêmica atual e as transformações educacionais causadas pela pandemia de COVID-19, oferecendo uma visão mais precisa dos desafios e avanços na educação superior. A pesquisa adota a análise documental, baseada em fontes públicas e primárias disponíveis online, e utiliza as categorias de análise de Cellard (2008). Essas categorias consideram diversos aspectos, como o quadro teórico, o contexto, os autores, os interesses envolvidos, os conceitos-chave, a lógica interna e a natureza dos textos, permitindo uma compreensão crítica e profunda dos relatórios. O estudo investiga os resultados de desempenho dos (as) discentes em componentes de formação geral e específica, com ênfase nas variações observadas entre os diferentes campi da UNESP. A comparação entre essas unidades permite identificar as especificidades de cada campus, os fatores que influenciam o desempenho acadêmico e os desafios enfrentados pelos (as) alunos (as) em diferentes contextos. Além disso, a pesquisa analisa o papel do ENADE como ferramenta de avaliação da qualidade da educação superior, destacando como os dados gerados pelo exame podem contribuir para a melhoria contínua dos cursos de Pedagogia. Por meio dessa abordagem, o artigo busca fornecer uma análise descritiva e reflexiva sobre a formação dos (as) pedagogos (as) na UNESP, considerando as mudanças no cenário educacional e as necessidades da profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5873_TB630_29102025075000.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANNA NEVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "SUZANNA" "autor_email" => "suzanna.neves@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125061 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 630 "inscrito_id" => 5873 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS (AS): UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 2021 NA UNESP" "resumo" => "Esta investigação insere-se nas pesquisas sobre a formação de professores e é resultado de um estudo de doutorado em andamento. Seu objetivo principal é analisar os dados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2021, com foco nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A escolha pela última avaliação é justificada pela relevância dos dados mais recentes, que refletem a realidade acadêmica atual e as transformações educacionais causadas pela pandemia de COVID-19, oferecendo uma visão mais precisa dos desafios e avanços na educação superior. A pesquisa adota a análise documental, baseada em fontes públicas e primárias disponíveis online, e utiliza as categorias de análise de Cellard (2008). Essas categorias consideram diversos aspectos, como o quadro teórico, o contexto, os autores, os interesses envolvidos, os conceitos-chave, a lógica interna e a natureza dos textos, permitindo uma compreensão crítica e profunda dos relatórios. O estudo investiga os resultados de desempenho dos (as) discentes em componentes de formação geral e específica, com ênfase nas variações observadas entre os diferentes campi da UNESP. A comparação entre essas unidades permite identificar as especificidades de cada campus, os fatores que influenciam o desempenho acadêmico e os desafios enfrentados pelos (as) alunos (as) em diferentes contextos. Além disso, a pesquisa analisa o papel do ENADE como ferramenta de avaliação da qualidade da educação superior, destacando como os dados gerados pelo exame podem contribuir para a melhoria contínua dos cursos de Pedagogia. Por meio dessa abordagem, o artigo busca fornecer uma análise descritiva e reflexiva sobre a formação dos (as) pedagogos (as) na UNESP, considerando as mudanças no cenário educacional e as necessidades da profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5873_TB630_29102025075000.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANNA NEVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "SUZANNA" "autor_email" => "suzanna.neves@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }