INVESTIGANDO TERRÁRIOS FECHADOS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
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O método utilizado para o estudo dos terrários foi fundamentado no ensino por investigação (Azevedo, 2013; Carvalho, 2013), estruturado da seguinte forma: Etapa de construção dos terrários (procedimentos e materiais); Descrição das condições físico-químicas dos terrários aos estudantes: plantas aguadas uma única vez, garrafas transparentes fechadas, solo humífero e ambiente com luminosidade solar; Aplicação da sequência didática: apresentação do problema, construção das hipóteses, observação e registros dos fenômenos, elaboração dos resultados e sistematização do conhecimento construído. Essa abordagem proporcionou aos estudantes o desenvolvimento dos principais elementos de uma atividade investigativa, tais quais: a elaboração de hipóteses para um problema, a observação e o registro de fenômenos, a capacidade de suposição e a construção de resultados. Além disso, o problema inicial motivou os estudantes à utilização dos seus conhecimentos prévios sobre o ciclo da água e a fotossíntese. O uso pedagógico de terrários fechados, fundamentado por uma sequência didática investigativa, potencializou o desenvolvimento de habilidades referentes à compreensão básica de conhecimentos e conceitos científicos e da natureza da ciência, contribuindo para a Alfabetização Científica dos estudantes." 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