Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESSIGNIFICANDO O RECREIO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Recreio Dirigido é uma estratégia educacional que possibilita a transformação do intervalo escolar em um momento estruturado de socialização, aprendizagem e desenvolvimento infantil. Embora traga benefícios significativos para os alunos e para a dinâmica escolar, sua implementação ainda carece de planejamento por parte do corpo escolar. Pensando nisso, este estudo investigou a ressignificação do recreio escolar por meio da implementação do Recreio Dirigido em uma escola de Ensino Fundamental Anos Iniciais localizada no Sul de Minas Gerais. Essa prática foi vivenciada no primeiro semestre de 2024, na disciplina Prática como Componente Curricular (PCC) do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, fundamentado-se em autores como Oliveira (2018), que discute o recreio como um momento de fruição e recomposição, e Nascimento e Souza (2014), que destacam sua relevância na socialização infantil. O estudo adota uma abordagem qualitativa com aplicação prática, cuja metodologia envolveu a capacitação das monitoras responsáveis pela supervisão do recreio sobre o tema e a introdução de atividades lúdicas organizadas, como jogos pintados no pátio e brinquedos acessíveis. Os resultados indicaram melhorias significativas na interação entre os alunos, na redução de conflitos e acidentes e na valorização do recreio como um momento de aprendizagem. Além disso, a iniciativa reforçou a importância da gestão escolar na otimização do tempo e espaço da escola, promovendo um ambiente mais inclusivo e estimulante para o desenvolvimento infantil.

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