A CULTURA E A ARTE MEDIADORAS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A DIVERSIDADE CULTURAL E SUAS MANIFESTAÇÕES NO COTIDIANO DE TRÊS ESCOLAS PARCEIRAS DA UNIVERSIDADE IGUAÇU NO PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CAPES 2024-2026
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125077 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 665 "inscrito_id" => 3752 "titulo" => "A CULTURA E A ARTE MEDIADORAS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A DIVERSIDADE CULTURAL E SUAS MANIFESTAÇÕES NO COTIDIANO DE TRÊS ESCOLAS PARCEIRAS DA UNIVERSIDADE IGUAÇU NO PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CAPES 2024-2026" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo central analisar práticas culturais circulantes nos espaços escolares e origens sociais, históricas e geográficas e de que forma os projetos de ensino são desenvolvidos no cotidiano das escolas-campo parceiras. procurando retratar as diferentes culturas originárias das mais diversas regiões brasileiras. A pesquisa se insere em um campo interdisciplinar sobre a cultura e a arte como mediadoras dos processos de ensino-aprendizagem. Destacamos que o estudo buscará observar as famílias e professores de forma a realizar uma análise da realidade, o que se destaca como o diferencial da pesquisa, unindo os aspectos pedagógico-culturais das práticas lúdicas dos jogos, brinquedos, brincadeiras e diálogos que fazem parte da historicidade das regiões, além dos materiais produzidos pelos alunos do PIBID 24/26. Autores que discorrem sobre a temática tais como Candau (2020) e documentos como as DCNs de Pedagogia sinalizam que no contexto escolar é preciso fomentar entre os educandos o caminho dos valores, da ética, da moral e da diversidade para que exerçam a convivência frente às diferenças na sociedade e na comunidade. O material de análise consiste nos achados da pesquisa extraídos dos relatos da comunidade escolar presentes nos registros dos alunos pibidianos e que, recorrendo-se a fenomenologia hermenêutica, permite-nos a percepção da multiplicidade de vozes, indícios e saberes que emergem e que são trabalhados no espaço escolar por meio de projetos, sendo assim, oportunidade ímpar e processo continuum de aliar teoria a prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3752_TB665_30102025135121.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDA MARIA BALDANZA NAZARETH DUARTE" "autor_nome_curto" => "ILDA" "autor_email" => "ildaduarte2021@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125077 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 665 "inscrito_id" => 3752 "titulo" => "A CULTURA E A ARTE MEDIADORAS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A DIVERSIDADE CULTURAL E SUAS MANIFESTAÇÕES NO COTIDIANO DE TRÊS ESCOLAS PARCEIRAS DA UNIVERSIDADE IGUAÇU NO PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CAPES 2024-2026" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo central analisar práticas culturais circulantes nos espaços escolares e origens sociais, históricas e geográficas e de que forma os projetos de ensino são desenvolvidos no cotidiano das escolas-campo parceiras. procurando retratar as diferentes culturas originárias das mais diversas regiões brasileiras. A pesquisa se insere em um campo interdisciplinar sobre a cultura e a arte como mediadoras dos processos de ensino-aprendizagem. Destacamos que o estudo buscará observar as famílias e professores de forma a realizar uma análise da realidade, o que se destaca como o diferencial da pesquisa, unindo os aspectos pedagógico-culturais das práticas lúdicas dos jogos, brinquedos, brincadeiras e diálogos que fazem parte da historicidade das regiões, além dos materiais produzidos pelos alunos do PIBID 24/26. Autores que discorrem sobre a temática tais como Candau (2020) e documentos como as DCNs de Pedagogia sinalizam que no contexto escolar é preciso fomentar entre os educandos o caminho dos valores, da ética, da moral e da diversidade para que exerçam a convivência frente às diferenças na sociedade e na comunidade. O material de análise consiste nos achados da pesquisa extraídos dos relatos da comunidade escolar presentes nos registros dos alunos pibidianos e que, recorrendo-se a fenomenologia hermenêutica, permite-nos a percepção da multiplicidade de vozes, indícios e saberes que emergem e que são trabalhados no espaço escolar por meio de projetos, sendo assim, oportunidade ímpar e processo continuum de aliar teoria a prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3752_TB665_30102025135121.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDA MARIA BALDANZA NAZARETH DUARTE" "autor_nome_curto" => "ILDA" "autor_email" => "ildaduarte2021@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }