JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANAS: PRÁTICAS INTEGRADAS E INTERDISCIPLINARES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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A metodologia, de natureza qualitativa por André e Gatti (2008), de cunho bibliográfico e documental, utilizou-se do procedimento da análise dos relatórios atinentes às atividades realizadas nas escolas-parceiras envolvidas no projeto e apresentados pelos Licenciandos do 6º Período, num total de 107 alunos. A pesquisa teve o aporte teórico de autores que trataram dos jogos no contexto do ensino-aprendizagem, da interdisciplinaridade, da Pedagogia e da Didática, dos problemas de aprendizagem, da formação de professores e planejamento como Huizinga (1980), Garcia (1989), Libâneo (1994), entre outros. Faz-se necessário destacar que o referido projeto também buscava agregar valor à missão da extensão na Universidade, reforçando o percurso e as possibilidades de aprendizagem dos Licenciandos, e na análise dos relatórios, ficou notória a importância desses projetos no intercâmbio universidade e escolas parceiras e da real necessidade para as unidades públicas e privadas assistidas, assim como para os Licenciandos, entrelaçar o dito e o feito, a teoria e prática." 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