Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125079
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 670
    "inscrito_id" => 3732
    "titulo" => "A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Esta pesquisa busca analisar os desafios enfrentados por professores e gestores escolares na construção de uma parceria efetiva com as famílias, além de explorar estratégias que possam fortalecer essa colaboração. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a relação escola e família no processo de aprendizagem nos desafios e estratégias dos docentes do ensino fundamental nos anos iniciais. O estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa, para a análise dos dados foi realizada uma entrevista aos sujeitos da pesquisa sobre as práticas pedagógicas dos docentes diante dos paradigmas do processo de aprendizagem, abordando questões como a falta de participação familiar no ambiente escolar, às diferenças socioculturais entre a escola e comunidade e as dificuldades na comunicação entre ambas às partes. Os resultados apontaram as principais estratégias identificadas no cotidiano escolar, destacam-se a realização de encontros regulares entre educadores e responsáveis, o uso de tecnologias para facilitar e ampliar os canais de comunicação e a criação de projetos pedagógicos que incentivem a participação ativa das famílias na vida escolar dos alunos. Além disso, ressalta-se a importância da formação continuada dos professores para o desenvolvimento de habilidades que a favoreçam o diálogo e a construção de vínculos com as famílias e que uma relação escola-família fortalecida contribui para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes, promovendo também seu desenvolvimento emocional e a sua inclusão social. Conclui-se que essa parceria exige um esforço conjunto e contínuo, sendo fundamental a adoção de práticas que incentivem o envolvimento dos responsáveis na trajetória educacional dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3732_TB670_17102025203232.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "paulailton225@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125079
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 670
    "inscrito_id" => 3732
    "titulo" => "A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Esta pesquisa busca analisar os desafios enfrentados por professores e gestores escolares na construção de uma parceria efetiva com as famílias, além de explorar estratégias que possam fortalecer essa colaboração. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a relação escola e família no processo de aprendizagem nos desafios e estratégias dos docentes do ensino fundamental nos anos iniciais. O estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa, para a análise dos dados foi realizada uma entrevista aos sujeitos da pesquisa sobre as práticas pedagógicas dos docentes diante dos paradigmas do processo de aprendizagem, abordando questões como a falta de participação familiar no ambiente escolar, às diferenças socioculturais entre a escola e comunidade e as dificuldades na comunicação entre ambas às partes. Os resultados apontaram as principais estratégias identificadas no cotidiano escolar, destacam-se a realização de encontros regulares entre educadores e responsáveis, o uso de tecnologias para facilitar e ampliar os canais de comunicação e a criação de projetos pedagógicos que incentivem a participação ativa das famílias na vida escolar dos alunos. Além disso, ressalta-se a importância da formação continuada dos professores para o desenvolvimento de habilidades que a favoreçam o diálogo e a construção de vínculos com as famílias e que uma relação escola-família fortalecida contribui para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes, promovendo também seu desenvolvimento emocional e a sua inclusão social. Conclui-se que essa parceria exige um esforço conjunto e contínuo, sendo fundamental a adoção de práticas que incentivem o envolvimento dos responsáveis na trajetória educacional dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3732_TB670_17102025203232.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "paulailton225@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa busca analisar os desafios enfrentados por professores e gestores escolares na construção de uma parceria efetiva com as famílias, além de explorar estratégias que possam fortalecer essa colaboração. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a relação escola e família no processo de aprendizagem nos desafios e estratégias dos docentes do ensino fundamental nos anos iniciais. O estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa, para a análise dos dados foi realizada uma entrevista aos sujeitos da pesquisa sobre as práticas pedagógicas dos docentes diante dos paradigmas do processo de aprendizagem, abordando questões como a falta de participação familiar no ambiente escolar, às diferenças socioculturais entre a escola e comunidade e as dificuldades na comunicação entre ambas às partes. Os resultados apontaram as principais estratégias identificadas no cotidiano escolar, destacam-se a realização de encontros regulares entre educadores e responsáveis, o uso de tecnologias para facilitar e ampliar os canais de comunicação e a criação de projetos pedagógicos que incentivem a participação ativa das famílias na vida escolar dos alunos. Além disso, ressalta-se a importância da formação continuada dos professores para o desenvolvimento de habilidades que a favoreçam o diálogo e a construção de vínculos com as famílias e que uma relação escola-família fortalecida contribui para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes, promovendo também seu desenvolvimento emocional e a sua inclusão social. Conclui-se que essa parceria exige um esforço conjunto e contínuo, sendo fundamental a adoção de práticas que incentivem o envolvimento dos responsáveis na trajetória educacional dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.