UMA ANÁLISE DO PAPEL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125080 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 671 "inscrito_id" => 7095 "titulo" => "UMA ANÁLISE DO PAPEL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por David Ausubel, teve um impacto significativo na educação ao destacar a importância do conhecimento prévio no processo de ensino. De acordo com essa abordagem, a aprendizagem ocorre quando o estudante estabelece conexões entre os conhecimentos que já possui e os novos conceitos apresentados. No contexto da alfabetização no ensino fundamental, é essencial considerar a visão de mundo de cada aluno, adotando práticas pedagógicas contextualizadas e adequadas. Dessa forma, é possível estimular a leitura e a escrita de maneira significativa, promovendo um aprendizado mais efetivo e duradouro. O objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas que despertam o interesse e a curiosidade dos alunos, investigando de que maneira essas práticas favorecem a aprendizagem significativa, conforme a teoria de David Ausubel. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica. O levantamento dos dados se deu por meio das seguintes bases: SciELO e CAPES e com foco em publicações dos últimos 5 anos. Como descritores foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Aprendizagem significativa, David Ausubel, Práticas pedagógicas, ensino fundamental e construção do conhecimento. A análise de conteúdo foi feita com base em uma identificação de temas recorrentes nos estudos (estratégias pedagógicas, papel do conhecimento prévio, desafios na aplicação da teoria, entre outros). Os resultados e dados confirmaram que a educação demanda construir uma aprendizagem significativa, duradoura e sólida, para que os alunos consigam contribuir para a construção do seu próprio saber a partir da sua base que são seus conhecimentos prévios. Ademais, conclui-se que a significação da aprendizagem, é de fundamental importância para o processo de alfabetização no ensino fundamental, para proporcionar uma maior eficácia ao oferecer um aprendizado mais contextualizado com a realidade e contexto cultural e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7095_TB671_29102025141354.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDA DOMINGAS MEDRADO TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "LEIDA MEDRADO" "autor_email" => "leidamedrado@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125080 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 671 "inscrito_id" => 7095 "titulo" => "UMA ANÁLISE DO PAPEL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por David Ausubel, teve um impacto significativo na educação ao destacar a importância do conhecimento prévio no processo de ensino. De acordo com essa abordagem, a aprendizagem ocorre quando o estudante estabelece conexões entre os conhecimentos que já possui e os novos conceitos apresentados. No contexto da alfabetização no ensino fundamental, é essencial considerar a visão de mundo de cada aluno, adotando práticas pedagógicas contextualizadas e adequadas. Dessa forma, é possível estimular a leitura e a escrita de maneira significativa, promovendo um aprendizado mais efetivo e duradouro. O objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas que despertam o interesse e a curiosidade dos alunos, investigando de que maneira essas práticas favorecem a aprendizagem significativa, conforme a teoria de David Ausubel. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica. O levantamento dos dados se deu por meio das seguintes bases: SciELO e CAPES e com foco em publicações dos últimos 5 anos. Como descritores foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Aprendizagem significativa, David Ausubel, Práticas pedagógicas, ensino fundamental e construção do conhecimento. A análise de conteúdo foi feita com base em uma identificação de temas recorrentes nos estudos (estratégias pedagógicas, papel do conhecimento prévio, desafios na aplicação da teoria, entre outros). Os resultados e dados confirmaram que a educação demanda construir uma aprendizagem significativa, duradoura e sólida, para que os alunos consigam contribuir para a construção do seu próprio saber a partir da sua base que são seus conhecimentos prévios. Ademais, conclui-se que a significação da aprendizagem, é de fundamental importância para o processo de alfabetização no ensino fundamental, para proporcionar uma maior eficácia ao oferecer um aprendizado mais contextualizado com a realidade e contexto cultural e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7095_TB671_29102025141354.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDA DOMINGAS MEDRADO TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "LEIDA MEDRADO" "autor_email" => "leidamedrado@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }