Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA PRECOCIDADE À ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL: O DESENVOLVIMENTO DA DIVERSIDADE HUMANA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido como projeto de extensão no Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus São José, aprovado sob número PJ286-2024, tendo como objetivo “Pesquisar as diferentes formas de desenvolvimento humano típico e atípico”. Participaram ativamente do projeto estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, com habilitação em Química, docentes e técnicos educacionais que atuam na instituição. Como público externo, participaram profissionais que atuam na Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE e congêneres. As ações do projeto constituíram-se por rodas de conversa sobre as temáticas de precocidade e estimulação precoce e por uma visita de estudos na FCEE para que os participantes pudessem conhecer diferentes espaços educacionais, terapêuticos e de reabilitação para desenvolvimento de pessoas com Surdez, Deficiência Visual, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação. Utilizamos como referência estudos de Virgolim (2007), Farias (2020) e as diretrizes do estado de Santa Catarina (2020) para o atendimento do público da Educação Especial, tanto nas escolas quanto nas instituições especializadas. Após o desenvolvimento deste projeto, afirmamos a importância da realização de estudos sobre diversidade humana com os profissionais da educação, pois os participantes consideraram imprescindível que esses momentos de trocas e diálogos sejam oportunizados em sua formação inicial, para que tenham mais subsídios e conhecimentos sobre a diversidade humana e, consequentemente, sobre a importância da mediação consciente e planejada, levando em consideração as necessidades educacionais de todos os estudantes.

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