VOZES E PERCEPÇÕES: DESIGUALDADES E DESAFIOS DAS MULHERES NAS CIÊNCIAS NO ÂMBITO DA EEMTI PROFESSOR MARIA DOLORES ARRAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125086 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 684 "inscrito_id" => 7212 "titulo" => "VOZES E PERCEPÇÕES: DESIGUALDADES E DESAFIOS DAS MULHERES NAS CIÊNCIAS NO ÂMBITO DA EEMTI PROFESSOR MARIA DOLORES ARRAIS" "resumo" => "A presença feminina nas ciências é essencial para o avanço do conhecimento e da inovação. No entanto, as mulheres ainda enfrentam desigualdades significativas, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Barreiras culturais, estereótipos de gênero e a falta de representatividade feminina nessas áreas contribuem para a perpetuação dessas desigualdades, afastando muitas estudantes de carreiras científicas. Diante desse cenário, esta pesquisa investigou as percepções das alunas da EEMTI Professora Maria Dolores Arrais sobre essas desigualdades, analisando suas opiniões por meio da escala de Likert de cinco pontos.A metodologia adotada combinou abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo debates, aplicação de questionários e ações práticas voltadas para a promoção da equidade de gênero. Foram desenvolvidas atividades de incentivo às meninas nas áreas STEAM, rodas de conversa sobre mulheres cientistas e suas contribuições, aulas preparatórias para olimpíadas femininas de conhecimento e práticas laboratoriais baseadas no trabalho de cientistas mulheres. Além disso, foram implementados programas de mentoria e acompanhamento para fortalecer o interesse das alunas na ciência.Um dos destaques foi a participação inédita da escola no Torneio de Física para Meninas, no qual todas as alunas avançaram para a segunda fase e duas conquistaram medalhas de ouro. Esse resultado reforça a importância de iniciativas que incentivem a presença feminina nas ciências, criando um ambiente mais inclusivo e motivador. A pesquisa evidencia a necessidade de políticas e ações educacionais que reduzam as desigualdades de gênero e fortaleçam o protagonismo feminino na ciência, possibilitando maior representatividade e contribuindo para a construção de um futuro mais equitativo e inovador." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7212_TB684_28102025091341.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELLEN RODRIGUES MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "FRANCIELLEN" "autor_email" => "franciellenrodriguesmagalhaes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125086 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 684 "inscrito_id" => 7212 "titulo" => "VOZES E PERCEPÇÕES: DESIGUALDADES E DESAFIOS DAS MULHERES NAS CIÊNCIAS NO ÂMBITO DA EEMTI PROFESSOR MARIA DOLORES ARRAIS" "resumo" => "A presença feminina nas ciências é essencial para o avanço do conhecimento e da inovação. No entanto, as mulheres ainda enfrentam desigualdades significativas, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Barreiras culturais, estereótipos de gênero e a falta de representatividade feminina nessas áreas contribuem para a perpetuação dessas desigualdades, afastando muitas estudantes de carreiras científicas. Diante desse cenário, esta pesquisa investigou as percepções das alunas da EEMTI Professora Maria Dolores Arrais sobre essas desigualdades, analisando suas opiniões por meio da escala de Likert de cinco pontos.A metodologia adotada combinou abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo debates, aplicação de questionários e ações práticas voltadas para a promoção da equidade de gênero. Foram desenvolvidas atividades de incentivo às meninas nas áreas STEAM, rodas de conversa sobre mulheres cientistas e suas contribuições, aulas preparatórias para olimpíadas femininas de conhecimento e práticas laboratoriais baseadas no trabalho de cientistas mulheres. Além disso, foram implementados programas de mentoria e acompanhamento para fortalecer o interesse das alunas na ciência.Um dos destaques foi a participação inédita da escola no Torneio de Física para Meninas, no qual todas as alunas avançaram para a segunda fase e duas conquistaram medalhas de ouro. Esse resultado reforça a importância de iniciativas que incentivem a presença feminina nas ciências, criando um ambiente mais inclusivo e motivador. A pesquisa evidencia a necessidade de políticas e ações educacionais que reduzam as desigualdades de gênero e fortaleçam o protagonismo feminino na ciência, possibilitando maior representatividade e contribuindo para a construção de um futuro mais equitativo e inovador." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7212_TB684_28102025091341.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELLEN RODRIGUES MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "FRANCIELLEN" "autor_email" => "franciellenrodriguesmagalhaes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }