USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125092 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 696 "inscrito_id" => 903 "titulo" => "USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "A pesquisa estuda como a gamificação pode contribuir para a inclusão e o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de língua portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Foi desenvolvida com o objetivo de investigar o impacto dessa abordagem como estratégia de ensino-aprendizagem, tendo em vista que os desafios na comunicação, no engajamento social e a presença de comportamentos repetitivos podem dificultar a inclusão e o desempenho escolar desses alunos. Dessa forma, foi necessário identificar os benefícios da gamificação no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos com TEA, compreender estratégias eficazes para sua aplicação no ensino de língua portuguesa e analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores na implementação desse método. A pesquisa aborda uma metodologia qualitativa e quantitativa que foi conduzida por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de questionários e entrevistas com professores atuantes na área. Os resultados mostram que a gamificação contribui para a autonomia dos alunos autistas, melhorando a socialização ao criar um ambiente interativo e estimulando o engajamento na aprendizagem por meio de desafios e recompensas. No entanto, a falta de recursos ainda representa um obstáculo para sua implementação em larga escala. Conclui-se que, apesar desse desafio, a gamificação é uma estratégia eficaz para tornar o ensino mais inclusivo e acessível, proporcionando um aprendizado dinâmico e estimulante. Assim, reforça-se a necessidade de investimentos em metodologias inovadoras que atendam às demandas específicas dos alunos com TEA, garantindo sua participação ativa e significativa no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID903_TB696_30102025222548.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO OLIVEIRA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "TIAGO" "autor_email" => "tiagomae14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125092 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 696 "inscrito_id" => 903 "titulo" => "USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "A pesquisa estuda como a gamificação pode contribuir para a inclusão e o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de língua portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Foi desenvolvida com o objetivo de investigar o impacto dessa abordagem como estratégia de ensino-aprendizagem, tendo em vista que os desafios na comunicação, no engajamento social e a presença de comportamentos repetitivos podem dificultar a inclusão e o desempenho escolar desses alunos. Dessa forma, foi necessário identificar os benefícios da gamificação no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos com TEA, compreender estratégias eficazes para sua aplicação no ensino de língua portuguesa e analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores na implementação desse método. A pesquisa aborda uma metodologia qualitativa e quantitativa que foi conduzida por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de questionários e entrevistas com professores atuantes na área. Os resultados mostram que a gamificação contribui para a autonomia dos alunos autistas, melhorando a socialização ao criar um ambiente interativo e estimulando o engajamento na aprendizagem por meio de desafios e recompensas. No entanto, a falta de recursos ainda representa um obstáculo para sua implementação em larga escala. Conclui-se que, apesar desse desafio, a gamificação é uma estratégia eficaz para tornar o ensino mais inclusivo e acessível, proporcionando um aprendizado dinâmico e estimulante. Assim, reforça-se a necessidade de investimentos em metodologias inovadoras que atendam às demandas específicas dos alunos com TEA, garantindo sua participação ativa e significativa no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID903_TB696_30102025222548.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO OLIVEIRA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "TIAGO" "autor_email" => "tiagomae14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }