ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM TRÊS TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125093 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 1181 "titulo" => "ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM TRÊS TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Este é um relato de experiência do meu estágio de regência em uma escola municipal de Teresina-PI, em 3 turmas do 6° ano, que se deu ao longo de seis meses na disciplina de Matematática, no qual encontrei diversos desafios, mas também desenvolvi algumas habilidades docentes. O maior desafio durante o estágio que encontrei foi o gerenciamento em sala de aula, principalmente porque eram turmas lotadas e cada turma tinha suas particularidades. A matemática é uma matéria que os alunos sentem muitas dificuldades e exige bastante atenção dos mesmos para aprenderem os conteúdos. Era muito difícil os alunos manter o foco no início do estágio, pois muitos ficavam disperços por vários fatores. Com esta dificuldade comecei a adotar novas metodologias em algumas turmas, para ver se melhorava o aprendizado deles, e isso melhorou muito a aprendizagem dos alunos que eu pude observar. Uma das metodologias que utilizei foi buscar trazer o conteúdo matemático para a realidade deles e eles sentiam mais facilidade em aprender, pois não era algo para decorar como muitas vezes é posto em sala de aula, mas sim um assunto que dá pra aplicar no dia a dia deles, ou seja, buscava dar significado ao que estava sendo ensinado. Segundo Paulo Freire “Ninguém nasce professor ou marcado para ser professor. A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática”. Com isso, podemos perceber que nós enquanto educadores temos que tá sempre inovando nossas práticas docentes, para oferecer uma aprendizagem mais significativa para nossos alunos. A experiência foi enriquecedora, permitiu a prática docente, o desenvolvimento da autoconfiança e autonomia em sala de aula, e a refletir sobre as práticas docentes identificando onde melhorar, por isso a importância dos estágios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1181_TB703_30102025112635.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELE LOPES MEIRELES" "autor_nome_curto" => "GRACIELE LOPES" "autor_email" => "gracielemeireles21@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125093 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 1181 "titulo" => "ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM TRÊS TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Este é um relato de experiência do meu estágio de regência em uma escola municipal de Teresina-PI, em 3 turmas do 6° ano, que se deu ao longo de seis meses na disciplina de Matematática, no qual encontrei diversos desafios, mas também desenvolvi algumas habilidades docentes. O maior desafio durante o estágio que encontrei foi o gerenciamento em sala de aula, principalmente porque eram turmas lotadas e cada turma tinha suas particularidades. A matemática é uma matéria que os alunos sentem muitas dificuldades e exige bastante atenção dos mesmos para aprenderem os conteúdos. Era muito difícil os alunos manter o foco no início do estágio, pois muitos ficavam disperços por vários fatores. Com esta dificuldade comecei a adotar novas metodologias em algumas turmas, para ver se melhorava o aprendizado deles, e isso melhorou muito a aprendizagem dos alunos que eu pude observar. Uma das metodologias que utilizei foi buscar trazer o conteúdo matemático para a realidade deles e eles sentiam mais facilidade em aprender, pois não era algo para decorar como muitas vezes é posto em sala de aula, mas sim um assunto que dá pra aplicar no dia a dia deles, ou seja, buscava dar significado ao que estava sendo ensinado. Segundo Paulo Freire “Ninguém nasce professor ou marcado para ser professor. A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática”. Com isso, podemos perceber que nós enquanto educadores temos que tá sempre inovando nossas práticas docentes, para oferecer uma aprendizagem mais significativa para nossos alunos. A experiência foi enriquecedora, permitiu a prática docente, o desenvolvimento da autoconfiança e autonomia em sala de aula, e a refletir sobre as práticas docentes identificando onde melhorar, por isso a importância dos estágios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1181_TB703_30102025112635.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELE LOPES MEIRELES" "autor_nome_curto" => "GRACIELE LOPES" "autor_email" => "gracielemeireles21@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }