Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCURA-SE NOVOS PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE DADOS DE EVASÃO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN/ CAMPUS CURRAIS NOVOS 2009-2019

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo tem como intuito analisar a evasão no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Currais Novos, entre 2009-2019. O objetivo é identificar os fatores que contribuíram para o abandono do Curso, com bases em dados obtidos pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), sistema de registro de matriculas do IFRN. O artigo utiliza o referencial teórico de Silva et al. (2020) e Behrens (1996) que discute aspectos acadêmicos, socioeconômicos e institucionais como fatores que influenciam a evasão, com ênfase nas atividades acadêmicas e na desvalorização da carreira docente. Entendemos a evasões de acordo com Fior e Almeida (2024) como interrupção do ciclo formativo escolar ou abandono desse percurso sem a sua conclusão. Os cursos de licenciatura enfrentam grandes desafios sobre o próprio status social da carreira docente e em relação às estratégias de acesso e permanência nos cursos superiores e, em se tratando de um curso de licenciatura, a fragilidade na formação impacto também na qualidade da educação básica (Fior; Almeida, 2024). A metodologia adotada consiste na análise quantitativa dos dados de ingresso, evasão, retenção e cancelamento de matrículas. Os resultados indicam que, ao longo do período estudado, 46,5% dos alunos evadiram do curso, com um pico de evasões em 2013. Além disso, observou-se que as taxas de evasão foram mais altas entre as mulheres, o que aponta para a construção de estratégias de permanências mais inclusivas para esse público. A pesquisa também revela que, apesar das iniciativas adotadas pelo IFRN, como monitorias e apoio psicológico, a evasão continua sendo um desafio relevante.

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