Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A POLUIÇÃO HÍDRICA EM IMPERATRIZ, MARANHÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125099
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 3974
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A POLUIÇÃO HÍDRICA EM IMPERATRIZ, MARANHÃO"
    "resumo" => "O município de Imperatriz, Maranhão, é banhado pelo Rio Tocantins e cinco riachos: Cacau, Bacuri, Santa Tereza, Capivara e Riacho do Meio. Todos esses corpos hídricos têm relevância cultural e econômica para a cidade, já que servem de fonte para o comércio pesqueiro e abastecimento de água. No entanto, a poluição hídrica tem se tornado cada vez mais presente no ambiente urbano, o que compromete diretamente a qualidade da água consumida localmente, a saúde dos moradores e a biodiversidade dulcícola. Assim, objetivou-se estimular a visão crítica acerca do tema e alertar as problemáticas por meio de uma abordagem lúdica para alunos do sétimo ano da rede pública da educação básica. A pesquisa foi realizada em duas turmas de escolas diferentes, totalizando 63 crianças. Foi aplicado uma sequência didática que consistiu na exposição dialogada de um slide com imagens reais dos riachos poluídos, uma maquete sobre a rota do lixo até os corpos hídricos e uma simulação interativa de danos ambientais. Os resultados foram quantificados com questionários prévios e posteriores à aplicação da sequência didática, de forma a verificar se houveram mudanças na percepção dos alunos. As respostas mostraram que todos os alunos presentes foram capazes de identificar pelo menos um dos riachos ao final. Os mais conhecidos foram os riachos Cacau, Bacuri e Riacho do Meio. Quando questionados sobre a importância dos corpos hídricos, o atributo mais mencionado foi o abastecimento da cidade. Quanto à poluição das águas, as respostas indicam uma culpabilização dos moradores que despejam lixo nas proximidades. O descarte adequado foi a resposta de maior frequência quando questionados sobre as possíveis soluções para o problema. No geral, os alunos foram participativos, e ao final da sequência didática houve uma melhora significativa na percepção dos alunos acerca da importância da rede hídrica da cidade de Imperatriz-MA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3974_TB714_30102025235837.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁRION SOUSA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ÁRION"
    "autor_email" => "arion.barbosa@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125099
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 3974
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE A POLUIÇÃO HÍDRICA EM IMPERATRIZ, MARANHÃO"
    "resumo" => "O município de Imperatriz, Maranhão, é banhado pelo Rio Tocantins e cinco riachos: Cacau, Bacuri, Santa Tereza, Capivara e Riacho do Meio. Todos esses corpos hídricos têm relevância cultural e econômica para a cidade, já que servem de fonte para o comércio pesqueiro e abastecimento de água. No entanto, a poluição hídrica tem se tornado cada vez mais presente no ambiente urbano, o que compromete diretamente a qualidade da água consumida localmente, a saúde dos moradores e a biodiversidade dulcícola. Assim, objetivou-se estimular a visão crítica acerca do tema e alertar as problemáticas por meio de uma abordagem lúdica para alunos do sétimo ano da rede pública da educação básica. A pesquisa foi realizada em duas turmas de escolas diferentes, totalizando 63 crianças. Foi aplicado uma sequência didática que consistiu na exposição dialogada de um slide com imagens reais dos riachos poluídos, uma maquete sobre a rota do lixo até os corpos hídricos e uma simulação interativa de danos ambientais. Os resultados foram quantificados com questionários prévios e posteriores à aplicação da sequência didática, de forma a verificar se houveram mudanças na percepção dos alunos. As respostas mostraram que todos os alunos presentes foram capazes de identificar pelo menos um dos riachos ao final. Os mais conhecidos foram os riachos Cacau, Bacuri e Riacho do Meio. Quando questionados sobre a importância dos corpos hídricos, o atributo mais mencionado foi o abastecimento da cidade. Quanto à poluição das águas, as respostas indicam uma culpabilização dos moradores que despejam lixo nas proximidades. O descarte adequado foi a resposta de maior frequência quando questionados sobre as possíveis soluções para o problema. No geral, os alunos foram participativos, e ao final da sequência didática houve uma melhora significativa na percepção dos alunos acerca da importância da rede hídrica da cidade de Imperatriz-MA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3974_TB714_30102025235837.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁRION SOUSA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ÁRION"
    "autor_email" => "arion.barbosa@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O município de Imperatriz, Maranhão, é banhado pelo Rio Tocantins e cinco riachos: Cacau, Bacuri, Santa Tereza, Capivara e Riacho do Meio. Todos esses corpos hídricos têm relevância cultural e econômica para a cidade, já que servem de fonte para o comércio pesqueiro e abastecimento de água. No entanto, a poluição hídrica tem se tornado cada vez mais presente no ambiente urbano, o que compromete diretamente a qualidade da água consumida localmente, a saúde dos moradores e a biodiversidade dulcícola. Assim, objetivou-se estimular a visão crítica acerca do tema e alertar as problemáticas por meio de uma abordagem lúdica para alunos do sétimo ano da rede pública da educação básica. A pesquisa foi realizada em duas turmas de escolas diferentes, totalizando 63 crianças. Foi aplicado uma sequência didática que consistiu na exposição dialogada de um slide com imagens reais dos riachos poluídos, uma maquete sobre a rota do lixo até os corpos hídricos e uma simulação interativa de danos ambientais. Os resultados foram quantificados com questionários prévios e posteriores à aplicação da sequência didática, de forma a verificar se houveram mudanças na percepção dos alunos. As respostas mostraram que todos os alunos presentes foram capazes de identificar pelo menos um dos riachos ao final. Os mais conhecidos foram os riachos Cacau, Bacuri e Riacho do Meio. Quando questionados sobre a importância dos corpos hídricos, o atributo mais mencionado foi o abastecimento da cidade. Quanto à poluição das águas, as respostas indicam uma culpabilização dos moradores que despejam lixo nas proximidades. O descarte adequado foi a resposta de maior frequência quando questionados sobre as possíveis soluções para o problema. No geral, os alunos foram participativos, e ao final da sequência didática houve uma melhora significativa na percepção dos alunos acerca da importância da rede hídrica da cidade de Imperatriz-MA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.