TIRINHAS EM QUADRINHOS E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RESULTADOS DA APLICAÇÃO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA A AQUISIÇÃO DO CONCEITO DE TABELAS POR ESTUDANTES SURDAS
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A pesquisa utiliza organizadores prévios, uma estratégia que visa conectar o conhecimento prévio dos alunos com novas aprendizagens, criando um ambiente de ensino mais inclusivo e representativo. A metodologia empregada consiste na elaboração de tirinhas que retratam a cultura surda, acompanhadas de um Guia Instrucional que orienta professores sobre como utilizar esse material didático. O guia é elaborado em formato de e-book e inclui informações em língua portuguesa, além de recursos acessíveis em Língua de Sinais Brasileira (Libras) e audiodescrição. O foco do guia é proporcionar uma experiência de aprendizagem mais rica, que respeite e valorize a identidade dos alunos surdos. Durante a aplicação das tirinhas, foram realizadas duas intervenções. Na primeira, os alunos foram introduzidos ao conceito de tabela simples, enquanto na segunda, abordaram tabelas de dupla entrada. 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