ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125104 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 3732 "titulo" => "ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "O ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental representa um dos principais desafios da educação básica, exigindo um desempenho inovador que promova uma participação assídua dos alunos. Nesse contexto, as estratégias lúdicas surgem como ferramentas essenciais para tornar o processo de alfabetização mais aprimorada e prática. Este estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias lúdicas para o desenvolvimento da leitura e escrita do ensino fundamental nos anos iniciais. Com objetivos específicos de identificar os impactos das atividades lúdicas no desenvolvimento da leitura e escrita, refletir sobre a relevância dos jogos, contação de histórias e de outras atividades interativas no processo de aprendizagem. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, por meio de procedimentos bibliográficos, com autores de bases como Freire (2005), Soares (2001), Ferreiro (2003), Silva (2020) e entre outros autores que corroboraram com o estudo. Foi utilizada uma pesquisa de campo com os professores dos anos iniciais em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano para a realização dos dados diante da análise de experiências pedagógicas, que demonstram como o lúdico pode potencializar o interesse e a autonomia dos estudantes. Diante disso, os resultados apontam que os professores quando utilizam metodologias baseadas na ludicidade elas contribuem para o desenvolvimento da consciência fonológica, da fluência leitora e da produção textual, promovendo uma aprendizagem que seja mais dinâmica e participativa. Conclui-se que a inserção de estratégias lúdicas não apenas facilita o ensino da leitura e escrita, mas também fortalece a relação dos alunos com o conhecimento, tornando a escola um espaço motivador e de fato inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3732_TB734_17102025203146.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "paulailton225@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125104 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 3732 "titulo" => "ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "O ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental representa um dos principais desafios da educação básica, exigindo um desempenho inovador que promova uma participação assídua dos alunos. Nesse contexto, as estratégias lúdicas surgem como ferramentas essenciais para tornar o processo de alfabetização mais aprimorada e prática. Este estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias lúdicas para o desenvolvimento da leitura e escrita do ensino fundamental nos anos iniciais. Com objetivos específicos de identificar os impactos das atividades lúdicas no desenvolvimento da leitura e escrita, refletir sobre a relevância dos jogos, contação de histórias e de outras atividades interativas no processo de aprendizagem. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, por meio de procedimentos bibliográficos, com autores de bases como Freire (2005), Soares (2001), Ferreiro (2003), Silva (2020) e entre outros autores que corroboraram com o estudo. Foi utilizada uma pesquisa de campo com os professores dos anos iniciais em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano para a realização dos dados diante da análise de experiências pedagógicas, que demonstram como o lúdico pode potencializar o interesse e a autonomia dos estudantes. Diante disso, os resultados apontam que os professores quando utilizam metodologias baseadas na ludicidade elas contribuem para o desenvolvimento da consciência fonológica, da fluência leitora e da produção textual, promovendo uma aprendizagem que seja mais dinâmica e participativa. Conclui-se que a inserção de estratégias lúdicas não apenas facilita o ensino da leitura e escrita, mas também fortalece a relação dos alunos com o conhecimento, tornando a escola um espaço motivador e de fato inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3732_TB734_17102025203146.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "paulailton225@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }