TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125112 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 748 "inscrito_id" => 5831 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O artigo tem por objetivo comunicar os resultados de uma investigação quanto a integração de tecnologias como abordagem didática para o ensino de conceitos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos. Fundamentado em autores como Brasil (2018), Casagrande (2023) e Da Silva (2021), o trabalho adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso e revisão bibliográfica, com coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e diário de observação. A pesquisa resultou na execução de um ensaio pedagógico que incorporou gamificação, redes sociais educacionais e atividades matemáticas alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, explorando as habilidades EF09MA23 e EF05MA16. A intervenção, coleta de dados e pesquisa ocorre na cidade de Itapororoca, no interior da Paraíba, da Região Nordeste. Os resultados indicam que a integração tecnológica favorece a acessibilidade dos alunos desse nicho, tornando o aprendizado mais significativo. O estudo também discute a resistência ao uso de Inteligências Artificiais no ensino e a necessidade de debate crítico sobre avanços tecnológicos nas escolas. O ensaio pedagógico foi publicado no portal eduCapes, contribuindo para o amadurecimento do debate sobre metodologias ativas e inovação didática no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho também evidencia a necessidade de políticas públicas que incentivem o letramento digital e a formação docente voltada para essa modalidade de ensino, promovendo maior inclusão tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5831_TB748_14102025175850.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUEL DE SOUSA FERNANDES FALCÃO" "autor_nome_curto" => "Falcão" "autor_email" => "professormatfalcao@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125112 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 748 "inscrito_id" => 5831 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O artigo tem por objetivo comunicar os resultados de uma investigação quanto a integração de tecnologias como abordagem didática para o ensino de conceitos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos. Fundamentado em autores como Brasil (2018), Casagrande (2023) e Da Silva (2021), o trabalho adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso e revisão bibliográfica, com coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e diário de observação. A pesquisa resultou na execução de um ensaio pedagógico que incorporou gamificação, redes sociais educacionais e atividades matemáticas alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, explorando as habilidades EF09MA23 e EF05MA16. A intervenção, coleta de dados e pesquisa ocorre na cidade de Itapororoca, no interior da Paraíba, da Região Nordeste. Os resultados indicam que a integração tecnológica favorece a acessibilidade dos alunos desse nicho, tornando o aprendizado mais significativo. O estudo também discute a resistência ao uso de Inteligências Artificiais no ensino e a necessidade de debate crítico sobre avanços tecnológicos nas escolas. O ensaio pedagógico foi publicado no portal eduCapes, contribuindo para o amadurecimento do debate sobre metodologias ativas e inovação didática no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho também evidencia a necessidade de políticas públicas que incentivem o letramento digital e a formação docente voltada para essa modalidade de ensino, promovendo maior inclusão tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5831_TB748_14102025175850.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUEL DE SOUSA FERNANDES FALCÃO" "autor_nome_curto" => "Falcão" "autor_email" => "professormatfalcao@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }