Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125112
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 748
    "inscrito_id" => 5831
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O artigo tem por objetivo comunicar os resultados de uma investigação quanto a integração de tecnologias como abordagem didática para o ensino de conceitos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos. Fundamentado em autores como Brasil (2018), Casagrande (2023) e Da Silva (2021), o trabalho adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso e revisão bibliográfica, com coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e diário de observação. A pesquisa resultou na execução de um ensaio pedagógico que incorporou gamificação, redes sociais educacionais e atividades matemáticas alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, explorando as habilidades EF09MA23 e EF05MA16. A intervenção, coleta de dados e pesquisa ocorre na cidade de Itapororoca, no interior da Paraíba, da Região Nordeste. Os resultados indicam que a integração tecnológica favorece a acessibilidade dos alunos desse nicho, tornando o aprendizado mais significativo. O estudo também discute a resistência ao uso de Inteligências Artificiais no ensino e a necessidade de debate crítico sobre avanços tecnológicos nas escolas. O ensaio pedagógico foi publicado no portal eduCapes, contribuindo para o amadurecimento do debate sobre metodologias ativas e inovação didática no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho também evidencia a necessidade de políticas públicas que incentivem o letramento digital e a formação docente voltada para essa modalidade de ensino, promovendo maior inclusão tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5831_TB748_14102025175850.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUEL DE SOUSA FERNANDES FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "Falcão"
    "autor_email" => "professormatfalcao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125112
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 748
    "inscrito_id" => 5831
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O artigo tem por objetivo comunicar os resultados de uma investigação quanto a integração de tecnologias como abordagem didática para o ensino de conceitos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos. Fundamentado em autores como Brasil (2018), Casagrande (2023) e Da Silva (2021), o trabalho adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso e revisão bibliográfica, com coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e diário de observação. A pesquisa resultou na execução de um ensaio pedagógico que incorporou gamificação, redes sociais educacionais e atividades matemáticas alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, explorando as habilidades EF09MA23 e EF05MA16. A intervenção, coleta de dados e pesquisa ocorre na cidade de Itapororoca, no interior da Paraíba, da Região Nordeste. Os resultados indicam que a integração tecnológica favorece a acessibilidade dos alunos desse nicho, tornando o aprendizado mais significativo. O estudo também discute a resistência ao uso de Inteligências Artificiais no ensino e a necessidade de debate crítico sobre avanços tecnológicos nas escolas. O ensaio pedagógico foi publicado no portal eduCapes, contribuindo para o amadurecimento do debate sobre metodologias ativas e inovação didática no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho também evidencia a necessidade de políticas públicas que incentivem o letramento digital e a formação docente voltada para essa modalidade de ensino, promovendo maior inclusão tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5831_TB748_14102025175850.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUEL DE SOUSA FERNANDES FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "Falcão"
    "autor_email" => "professormatfalcao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo tem por objetivo comunicar os resultados de uma investigação quanto a integração de tecnologias como abordagem didática para o ensino de conceitos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos. Fundamentado em autores como Brasil (2018), Casagrande (2023) e Da Silva (2021), o trabalho adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso e revisão bibliográfica, com coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e diário de observação. A pesquisa resultou na execução de um ensaio pedagógico que incorporou gamificação, redes sociais educacionais e atividades matemáticas alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, explorando as habilidades EF09MA23 e EF05MA16. A intervenção, coleta de dados e pesquisa ocorre na cidade de Itapororoca, no interior da Paraíba, da Região Nordeste. Os resultados indicam que a integração tecnológica favorece a acessibilidade dos alunos desse nicho, tornando o aprendizado mais significativo. O estudo também discute a resistência ao uso de Inteligências Artificiais no ensino e a necessidade de debate crítico sobre avanços tecnológicos nas escolas. O ensaio pedagógico foi publicado no portal eduCapes, contribuindo para o amadurecimento do debate sobre metodologias ativas e inovação didática no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho também evidencia a necessidade de políticas públicas que incentivem o letramento digital e a formação docente voltada para essa modalidade de ensino, promovendo maior inclusão tecnológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.