Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DO PROJETO PRÁTICAS DE ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA E A PROGRESSÃO DA APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência trata das atividades desenvolvidas no ano de 2024 no contexto do projeto Práticas de ensino na alfabetização na escola pública e a progressão da aprendizagem, vinculado ao PROLICEN/UFPB. É uma ação que objetiva contribuir para o processo de alfabetização de crianças de turmas dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental em parceria com uma escola da rede de ensino de João Pessoa e busca ainda, fomentar a formação inicial de alfabetizadores, envolvendo a atuação de licenciandos do curso de Pedagogia (presencial), Campus I, do Centro de Educação. As ações do projeto são lastreadas pela perspectiva do alfabetizar letrando (Soares, 2020; Morais, 2012) e por autores que preconizam o emprego de jogos de alfabetização para promover de maneira lúdica, reflexiva e prazerosa a aprendizagem da escrita alfabética (Silva; Morais, 2022; Brandão et al., 2009). Tendo em vista os referidos objetivos, o percurso metodológico dessa ação abarcou as seguintes atividades: reuniões na escola, realização de observação de natureza participante, condução de reuniões de estudos, produção de recursos didáticos para os momentos de acompanhamento das crianças, produção de registros, apresentação de trabalhos científicos em eventos, entre outras. A experiência demonstra a importância da condução desse projeto no cotidiano escolar em função da sua ressonância para a garantia do direito à alfabetização das crianças acompanhadas. Ou seja, é uma ação que se soma às demais iniciativas praticadas pelo coletivo escolar frente ao reconhecimento da complexidade desse fenômeno. Adicionalmente, constata-se também a contribuição do referido projeto para a formação inicial de pedagogos que irão atuar como alfabetizadores, no qual o percurso formativo permitiu-lhes a produção, ressignificação e compartilhamento de saberes e fazeres inerentes a esse campo de atuação profissional, tomando como referência o contato com os diferentes sujeitos e as ações praticadas no ambiente escolar.

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