Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA TECNODOCENTE NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES EQUIVALENTES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Apesar do conteúdo matemático de Fração ter sido desenvolvido há muitos séculos, na atualidade, os estudantes apresentam dificuldade em compreendê-lo, sobretudo quando se trata do estudo de Frações Equivalentes que requer uma compreensão da estrutura da Fração e da conservação da quantidade para além de sua aparência, tanto do ponto de vista algébrico, quanto geométrico. O ensino pautado em aulas expositivas tem contribuído pouco para que os estudantes superem seus obstáculos epistemológicos. O objetivo é avaliar de que forma a aplicação de Sequência Didática (SD) tecnodocente para o desenvolvimento de jogos autorais digitais na plataforma Wordwall por estudantes da Educação Básica influencia no processo de compreensão do conceito de Frações Equivalentes. A SD se pauta nos pressupostos teóricos da Tecnodocência (Lima; Loureiro, 2019), com ênfase nos princípios pautados na construção do conhecimento pelo estudante diante do protagonismo e da autonomia. Composta por 8 intervenções, baseia-se nas etapas de construção de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADE): criação, planejamento, execução, reflexão e avaliação de jogos autorais digitais. A pesquisa é qualitativa, com base no Design Based Research (DBR) diante das etapas: Focar, Compreender, Conceber, Aplicar, Avaliar e Redesenhar (Guisasola et al., 2017). A aplicação ocorre com 40 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de escola pública em Fortaleza/CE. A análise de dados se pauta em uma adaptação da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2006) com a utilização de duas categorias a priori: acertos e erros e uma classificação da aprendizagem pautada em 5 elementos: superação, aprofundamento, retrocesso, estagnação e finalização. Constatou-se que a proposta da SD tecnodocente promoveu o desenvolvimento da aprendizagem sobre o conceito de Frações Equivalentes da maioria dos estudantes, mais de 51%. No entanto, um número mediano, em torno dos 27%, entrou em estagnação. Pretende-se dar continuidade à investigação em outros contextos que permitam uma generalização dos dados.

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