METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE INCLUSIVA: UM OLHAR PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125127 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 782 "inscrito_id" => 4314 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE INCLUSIVA: UM OLHAR PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "Este projeto de dissertação desenvolveu duas Arquiteturas Pedagógicas (AP) para a formação de professores e profissionais da Educação Especial, com foco na alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista dos Anos Iniciais. Como parte da proposta, foi criado o "Alfagame", um dispositivo tecnológico que simula um videogame, visando tornar o ensino mais dinâmico. Diante do aumento de estudantes com TEA e das dificuldades na alfabetização dessa população, o estudo identificou os desafios dos professores na implementação de metodologias ativas. A pesquisa, de natureza qualitativa, aplicada e exploratório-descritiva, utilizou questionários e observação participante com os professores e profissionais especialistas da rede pública da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A primeira arquitetura pedagógica, aplicada por meio de um curso on-line entitulado Gamificação, Alfabetização e Austismo, preparou os professores no uso de elementos de jogos, como pontuações, desafios e recompensas, ampliando sua compreensão e sua aplicação para criar um ambiente mais engajador para estudantes com TEA, os professores relataram maior confiança em aplicar metodologias ativas, reconhecendo o potencial da Gamificação, a AP1 destacou a importância do feedback instantâneo e da progressão de desafios para manter o interesse dos estudantes, direcionando o planejamento da AP2, focada na Aprendizagem Baseada em Jogos, e do "Alfagame". Atualmente, o projeto está na fase de aplicação da AP2 e validação, com resultados preliminares indicando que a Gamificação pode transformar atividades repetitivas em experiências motivadoras. O referencial teórico metodológico baseia-se em autores construtivistas como Piaget e Vygotsky, além de Behar, Alves e legislações sobre Educação Especial e Inclusiva. O trabalho organiza-se em seis tapas: revisão sistemática da literatura, elaboração e aplicação da AP1, criação do protótipo, planejamento e aplicação da AP2, validação do dispositivo por especialistas e apresentação da AP final, com o objetivo de capacitar para os professores e motivar os estudantes com TEA nas atividades pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4314_TB782_21102025113132.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA GOULART DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Bianca Goulart" "autor_email" => "biancags@edu.nh.rs.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125127 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 782 "inscrito_id" => 4314 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE INCLUSIVA: UM OLHAR PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "Este projeto de dissertação desenvolveu duas Arquiteturas Pedagógicas (AP) para a formação de professores e profissionais da Educação Especial, com foco na alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista dos Anos Iniciais. Como parte da proposta, foi criado o "Alfagame", um dispositivo tecnológico que simula um videogame, visando tornar o ensino mais dinâmico. Diante do aumento de estudantes com TEA e das dificuldades na alfabetização dessa população, o estudo identificou os desafios dos professores na implementação de metodologias ativas. A pesquisa, de natureza qualitativa, aplicada e exploratório-descritiva, utilizou questionários e observação participante com os professores e profissionais especialistas da rede pública da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A primeira arquitetura pedagógica, aplicada por meio de um curso on-line entitulado Gamificação, Alfabetização e Austismo, preparou os professores no uso de elementos de jogos, como pontuações, desafios e recompensas, ampliando sua compreensão e sua aplicação para criar um ambiente mais engajador para estudantes com TEA, os professores relataram maior confiança em aplicar metodologias ativas, reconhecendo o potencial da Gamificação, a AP1 destacou a importância do feedback instantâneo e da progressão de desafios para manter o interesse dos estudantes, direcionando o planejamento da AP2, focada na Aprendizagem Baseada em Jogos, e do "Alfagame". Atualmente, o projeto está na fase de aplicação da AP2 e validação, com resultados preliminares indicando que a Gamificação pode transformar atividades repetitivas em experiências motivadoras. O referencial teórico metodológico baseia-se em autores construtivistas como Piaget e Vygotsky, além de Behar, Alves e legislações sobre Educação Especial e Inclusiva. O trabalho organiza-se em seis tapas: revisão sistemática da literatura, elaboração e aplicação da AP1, criação do protótipo, planejamento e aplicação da AP2, validação do dispositivo por especialistas e apresentação da AP final, com o objetivo de capacitar para os professores e motivar os estudantes com TEA nas atividades pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4314_TB782_21102025113132.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA GOULART DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Bianca Goulart" "autor_email" => "biancags@edu.nh.rs.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }