ALFASSIST: CAA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA RECONHECIMENTO DE EMOÇÕES EM CRIANÇAS NÃO VERBAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125128 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 783 "inscrito_id" => 4317 "titulo" => "ALFASSIST: CAA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA RECONHECIMENTO DE EMOÇÕES EM CRIANÇAS NÃO VERBAIS" "resumo" => "Este projeto desenvolve um aplicativo para tablets, denominado Alfassist, que integra o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) com Inteligência Artificial (IA). O objetivo é facilitar a comunicação e interpretar emoções de crianças não verbais, com foco em promover autonomia. O aplicativo utiliza um banco de dados personalizado com imagens e vídeos, permitindo que a IA reconheça expressões faciais e ofereça opções visuais para suprir vontades e necessidades da vida diária. Além disso, torna o processo de comunicação mais acessível por meio de pictogramas selecionados do site arasaac.org e técnicas de IA, como as plataformas Roboflow e Ultralytics YOLO, para treinamento do modelo. A metodologia adotada é qualitativa e aplicada, envolvendo a coleta de dados por observação participante e validação do aplicativo. A equipe é multidisciplinar, composta por um engenheiro eletrônico, responsável pela programação em Python, e uma psicopedagoga, que implementa intervenções e assegura a funcionalidade do código. O referencial teórico baseia-se em autores como Bondy e Frost (PECS), Resnick (IA na educação) e legislações sobre Tecnologia Assistiva e Inclusão. Resultados parciais indicam que o aplicativo detecta emoções e sugere ações por meio de movimentos da cabeça, com planos para refinar a seleção pelo olhar. Além disso, o sistema demonstra potencial para personalização, adaptando-se às necessidades individuais de cada usuário. O projeto busca melhorar a qualidade de vida de crianças não verbais, promovendo a comunicação adaptativa, com perspectivas de expansão para outras condições que afetam a fala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4317_TB783_25102025163838.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Eduardo Pereira" "autor_email" => "edu-perera@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125128 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 783 "inscrito_id" => 4317 "titulo" => "ALFASSIST: CAA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA RECONHECIMENTO DE EMOÇÕES EM CRIANÇAS NÃO VERBAIS" "resumo" => "Este projeto desenvolve um aplicativo para tablets, denominado Alfassist, que integra o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) com Inteligência Artificial (IA). O objetivo é facilitar a comunicação e interpretar emoções de crianças não verbais, com foco em promover autonomia. O aplicativo utiliza um banco de dados personalizado com imagens e vídeos, permitindo que a IA reconheça expressões faciais e ofereça opções visuais para suprir vontades e necessidades da vida diária. Além disso, torna o processo de comunicação mais acessível por meio de pictogramas selecionados do site arasaac.org e técnicas de IA, como as plataformas Roboflow e Ultralytics YOLO, para treinamento do modelo. A metodologia adotada é qualitativa e aplicada, envolvendo a coleta de dados por observação participante e validação do aplicativo. A equipe é multidisciplinar, composta por um engenheiro eletrônico, responsável pela programação em Python, e uma psicopedagoga, que implementa intervenções e assegura a funcionalidade do código. O referencial teórico baseia-se em autores como Bondy e Frost (PECS), Resnick (IA na educação) e legislações sobre Tecnologia Assistiva e Inclusão. Resultados parciais indicam que o aplicativo detecta emoções e sugere ações por meio de movimentos da cabeça, com planos para refinar a seleção pelo olhar. Além disso, o sistema demonstra potencial para personalização, adaptando-se às necessidades individuais de cada usuário. O projeto busca melhorar a qualidade de vida de crianças não verbais, promovendo a comunicação adaptativa, com perspectivas de expansão para outras condições que afetam a fala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4317_TB783_25102025163838.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Eduardo Pereira" "autor_email" => "edu-perera@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }