Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus São José, aprovada em edital de chamada interna, código PISJE3666-2024, que teve por objetivo compreender os princípios e diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para planejamento de recursos didáticos em uma perspectiva ampliada de acessibilidade. Para tanto, configurou-se como pesquisa qualitativa e bibliográfica e se desenvolveu entre os meses de abril a dezembro de 2024. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura na plataforma de Teses e Dissertações da CAPES para conhecer o que já se tem produzido nesse campo do conhecimento. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2016) pela análise temática. Posteriormente, foram promovidas rodas de conversa com estudantes da Licenciatura em Ciências da Natureza, com habilitação em Química, sobre as dissertações analisadas e sobre as temáticas referentes à educação inclusiva. Como resultado, observou-se a escassa produção acadêmica, sendo que apenas quatro estudos foram encontrados (Pereira, 2023; Souza, 2022; Wiedemann, 2020; Garcia, 2024). Entre as conclusões dessas pesquisas, destaca-se a importância do DUA como uma abordagem essencial para a ressignificação das práticas pedagógicas no ensino da Química, especialmente sob a perspectiva da educação inclusiva. A análise dos estudos aponta para o potencial do DUA em promover uma aprendizagem significativa que atenda às necessidades de todos os estudantes, rompendo barreiras educacionais. Dessa forma, considerando-se a relevância dessa temática, evidencia-se a necessidade de que mais pesquisas na área sejam realizadas, bem como cursos de formação continuada para os educadores.

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