Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS ATIVAS: O CHATGPT E A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125142
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 811
    "inscrito_id" => 7527
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS ATIVAS: O CHATGPT E A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa voltada para o ensino de Física, que integrou a metodologia da sala de aula invertida ao uso da ferramenta de inteligência artificial ChatGPT, aplicada na ECIT Benjamim Maranhão, com estudantes do ensino médio. A proposta teve como objetivo investigar como o ChatGPT atrelado às metodologias ativas pode contribuir para corrigir o déficit de aprendizagem e promover a educação científica, fundamentando-se nos pilares da educação contemporânea — aprender a conhecer, fazer, ser e viver —, que visam a formação integral e cidadã dos estudantes. Inicialmente, o projeto partiu de um diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelos alunos, identificado por meio de reuniões de alinhamento com a equipe escolar. A partir desse levantamento, foi apresentada aos educandos uma proposta de ensino interativo e problematizador, na qual a sala de aula invertida e o ChatGPT foram empregados como estratégias para estimular a autonomia e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Durante a execução, os alunos participaram de diversas atividades interdisciplinares, como dinâmicas de sondagem para identificar conhecimentos prévios, criação coletiva de histórias com o auxílio do ChatGPT e experimentos práticos Além disso, foram propostas questões-problema baseadas em provas do ENEM, que permitiram a aplicação dos conceitos teóricos de maneira contextualizada e prática. O uso de ferramentas digitais, como o Kahoot, também contribuiu para a diversificação dos métodos avaliativos e para um acompanhamento contínuo do progresso dos alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução gradual no desempenho dos estudantes ao longo dos bimestres, demonstrando que as metodologias ativas adotadas favorecem uma compreensão mais crítica e aprofundada dos conteúdos. Apesar dos desafios, como a escassez de recursos tecnológicos, a intervenção mostrou se eficaz ao colocar o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação que transcende o simples repasse de informações e contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7527_TB811_14102025082648.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDENEIDE DA SILVA BRASILIANO"
    "autor_nome_curto" => "GILDENEIDE"
    "autor_email" => "gildeneidebr@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125142
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 811
    "inscrito_id" => 7527
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS ATIVAS: O CHATGPT E A SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa voltada para o ensino de Física, que integrou a metodologia da sala de aula invertida ao uso da ferramenta de inteligência artificial ChatGPT, aplicada na ECIT Benjamim Maranhão, com estudantes do ensino médio. A proposta teve como objetivo investigar como o ChatGPT atrelado às metodologias ativas pode contribuir para corrigir o déficit de aprendizagem e promover a educação científica, fundamentando-se nos pilares da educação contemporânea — aprender a conhecer, fazer, ser e viver —, que visam a formação integral e cidadã dos estudantes. Inicialmente, o projeto partiu de um diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelos alunos, identificado por meio de reuniões de alinhamento com a equipe escolar. A partir desse levantamento, foi apresentada aos educandos uma proposta de ensino interativo e problematizador, na qual a sala de aula invertida e o ChatGPT foram empregados como estratégias para estimular a autonomia e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Durante a execução, os alunos participaram de diversas atividades interdisciplinares, como dinâmicas de sondagem para identificar conhecimentos prévios, criação coletiva de histórias com o auxílio do ChatGPT e experimentos práticos Além disso, foram propostas questões-problema baseadas em provas do ENEM, que permitiram a aplicação dos conceitos teóricos de maneira contextualizada e prática. O uso de ferramentas digitais, como o Kahoot, também contribuiu para a diversificação dos métodos avaliativos e para um acompanhamento contínuo do progresso dos alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução gradual no desempenho dos estudantes ao longo dos bimestres, demonstrando que as metodologias ativas adotadas favorecem uma compreensão mais crítica e aprofundada dos conteúdos. Apesar dos desafios, como a escassez de recursos tecnológicos, a intervenção mostrou se eficaz ao colocar o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação que transcende o simples repasse de informações e contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7527_TB811_14102025082648.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDENEIDE DA SILVA BRASILIANO"
    "autor_nome_curto" => "GILDENEIDE"
    "autor_email" => "gildeneidebr@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa voltada para o ensino de Física, que integrou a metodologia da sala de aula invertida ao uso da ferramenta de inteligência artificial ChatGPT, aplicada na ECIT Benjamim Maranhão, com estudantes do ensino médio. A proposta teve como objetivo investigar como o ChatGPT atrelado às metodologias ativas pode contribuir para corrigir o déficit de aprendizagem e promover a educação científica, fundamentando-se nos pilares da educação contemporânea — aprender a conhecer, fazer, ser e viver —, que visam a formação integral e cidadã dos estudantes. Inicialmente, o projeto partiu de um diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelos alunos, identificado por meio de reuniões de alinhamento com a equipe escolar. A partir desse levantamento, foi apresentada aos educandos uma proposta de ensino interativo e problematizador, na qual a sala de aula invertida e o ChatGPT foram empregados como estratégias para estimular a autonomia e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Durante a execução, os alunos participaram de diversas atividades interdisciplinares, como dinâmicas de sondagem para identificar conhecimentos prévios, criação coletiva de histórias com o auxílio do ChatGPT e experimentos práticos Além disso, foram propostas questões-problema baseadas em provas do ENEM, que permitiram a aplicação dos conceitos teóricos de maneira contextualizada e prática. O uso de ferramentas digitais, como o Kahoot, também contribuiu para a diversificação dos métodos avaliativos e para um acompanhamento contínuo do progresso dos alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução gradual no desempenho dos estudantes ao longo dos bimestres, demonstrando que as metodologias ativas adotadas favorecem uma compreensão mais crítica e aprofundada dos conteúdos. Apesar dos desafios, como a escassez de recursos tecnológicos, a intervenção mostrou se eficaz ao colocar o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação que transcende o simples repasse de informações e contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.