Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POLÍTICA PÚBLICA DE FOMENTO À LEITURA E A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO POR MEIO DA COLEÇÃO PAIC, PROSA E POESIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A política pública do Programa de Alfabetização na Idade Certa o referenciado (PAIC) aliado ao projeto literário Prosa e Poesia que é um programa alfabetizador instituído política pública e originalmente criado em 2007 em Sobral, um município cearense localizado à 231,21 km da capital Fortaleza, com aproximadamente 203.023 habitantes, possui objetivo de promover o fomento à alfabetização de todas as crianças cearenses estudantes das instituições públicas do Estado. Essa política pública contempla alunos da educação infantil à segunda etapa do ensino fundamental e possui como uma das suas características a promoção e valorização de autores e ilustradores cearenses para todas as obras da coleção, preferencialmente professores da rede pública municipal. Tem-se como suporte para este estudo os referidos autores: Chiappini (2005), Scheibe (2010) e Secchi (2013). Uma vez que a coleção PAIC, Prosa e Poesia além de trabalhar com a valorização do profissional da educação também valoriza a diversidade e busca enaltecer a cultura nordestina, aspectos geográficos, fauna e flora da região, além de levar conhecimento ao leitor sobre as práticas sociais do cearense/nordestino. Esse trabalho intenciona apresentar o projeto para a comunidade acadêmica, bem como, incentivar novas iniciativas para o fomento às técnicas de alfabetização e letramento.

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