IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DA SUSCEPTIBILIDADE AO NOVO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125155 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 836 "inscrito_id" => 7637 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DA SUSCEPTIBILIDADE AO NOVO" "resumo" => "A dinâmica do desenvolvimento da problemática da susceptibilidade ao novo evidencia a necessidade de um estudo exploratório preliminar. O objetivo desse estudo foi identificar informações e percepções dos respondentes sobre determinadas características da susceptibilidade ao novo, bem como definir aquelas mais estáveis para um aprofundamento posterior. A pesquisa foi conduzida com um pequeno grupo, totalizando 16 participantes. Os dados estatísticos foram definidos com base em indicadores como idade, gênero, nível educacional e atividade profissional. Considerando que a idade média dos participantes é avançada (52,5 anos), o que implica uma significativa experiência de vida e profissional, e que seu nível educacional é elevado, os participantes podem ser considerados especialistas. Assim, os respondentes são exatamente o grupo de pessoas cujas principais características correspondem aos objetivos da pesquisa, ou seja, a obtenção de informações sobre suas perspectivas, experiência educacional e trajetória de vida em relação à susceptibilidade ao novo. Os dados coletados foram submetidos à análise temática e à análise estatística descritiva. A base teórico-metodológica incluiu a concepção de susceptibilidade ao novo apresentada no estudo de Sas N., Grynova M., Zanatta O., Pinto L., Velychko R., Tkachenko M. (2023), o uso do método biográfico na pesquisa sobre susceptibilidade ao novo conforme Sas N. (2024), o conceito de "abertura à experiência" de Dovha M. I. (2021), a noção de abertura para a experiência de Kaufman S. B. (2013) e a psicologia da curiosidade de Loewenstein, G. (1994). A análise das respostas dos participantes à primeira das cinco questões da pesquisa revelou as seguintes características da susceptibilidade ao novo: abertura, perspicácia, curiosidade e disposição. Foi realizada uma análise de conteúdo dos conceitos de abertura, perspicácia, curiosidade e disposição. Consideramos promissora a investigação dos níveis de inter-relação e correlação entre essas definições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7637_TB836_19102025203626.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIIA SAS" "autor_nome_curto" => "NATALIIA" "autor_email" => "sasnat2008@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125155 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 836 "inscrito_id" => 7637 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DA SUSCEPTIBILIDADE AO NOVO" "resumo" => "A dinâmica do desenvolvimento da problemática da susceptibilidade ao novo evidencia a necessidade de um estudo exploratório preliminar. O objetivo desse estudo foi identificar informações e percepções dos respondentes sobre determinadas características da susceptibilidade ao novo, bem como definir aquelas mais estáveis para um aprofundamento posterior. A pesquisa foi conduzida com um pequeno grupo, totalizando 16 participantes. Os dados estatísticos foram definidos com base em indicadores como idade, gênero, nível educacional e atividade profissional. Considerando que a idade média dos participantes é avançada (52,5 anos), o que implica uma significativa experiência de vida e profissional, e que seu nível educacional é elevado, os participantes podem ser considerados especialistas. Assim, os respondentes são exatamente o grupo de pessoas cujas principais características correspondem aos objetivos da pesquisa, ou seja, a obtenção de informações sobre suas perspectivas, experiência educacional e trajetória de vida em relação à susceptibilidade ao novo. Os dados coletados foram submetidos à análise temática e à análise estatística descritiva. A base teórico-metodológica incluiu a concepção de susceptibilidade ao novo apresentada no estudo de Sas N., Grynova M., Zanatta O., Pinto L., Velychko R., Tkachenko M. (2023), o uso do método biográfico na pesquisa sobre susceptibilidade ao novo conforme Sas N. (2024), o conceito de "abertura à experiência" de Dovha M. I. (2021), a noção de abertura para a experiência de Kaufman S. B. (2013) e a psicologia da curiosidade de Loewenstein, G. (1994). A análise das respostas dos participantes à primeira das cinco questões da pesquisa revelou as seguintes características da susceptibilidade ao novo: abertura, perspicácia, curiosidade e disposição. Foi realizada uma análise de conteúdo dos conceitos de abertura, perspicácia, curiosidade e disposição. Consideramos promissora a investigação dos níveis de inter-relação e correlação entre essas definições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7637_TB836_19102025203626.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIIA SAS" "autor_nome_curto" => "NATALIIA" "autor_email" => "sasnat2008@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }