Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

É de grande valia compreender as implicações que a ludicidade traz para o desenvolvimento das crianças, sendo utilizado como ferramenta pedagógica, a partir dos seus propósitos e intencionalidades. O estudo teve por objetivo: analisar como se dá o reconhecimento do lúdico atualmente pelos profissionais da Educação Infantil, no que diz respeito ao uso de jogos e brincadeiras na ministração das aulas, servindo como instrumento auxiliador desse processo de ensino-aprendizagem. Parte da seguinte questão-problema: Como se constitui o reconhecimento do lúdico pelos profissionais da educação infantil como instrumento que importa para o ensino-aprendizagem das crianças atualmente? A pesquisa fundamenta-se na concepção de que a ludicidade (jogos e brincadeiras) no processo de alfabetização na educação infantil pré-escolar, deve preconizar a teoria histórico-cultural, ou seja, considerar a criança como sujeito histórico a partir das suas relações sociais. Pensando nisso, realizamos um estudo bibliográfico de cunho qualitativo, priorizando as situações reais na qual esses profissionais da Educação estão inseridos, e uma pesquisa de campo na qual foi realizada uma entrevista com três professoras que trabalham na Educação Infantil e atuam diariamente nas salas de aula para a coleta de dados, por isso, utilizamos o método biográfico com o uso da técnica das narrativas dessas professoras participantes. Por meio dos resultados obtidos notamos o quão significativo é a ludicidade para o ensino e para o desenvolvimento das crianças, assim como é essencial ter professores empenhados em preparar aulas mais dinâmicas e prazerosas para os seus alunos, os métodos utilizados pelas entrevistadas demonstraram o quanto o brincar ajuda no seu trabalho, pois trabalha tanto aspectos sociais quanto intelectuais das crianças. O lúdico contribui para a prática dos professores, pois trabalha o ser humano de forma integral, ajudando na construção de habilidades que servirão para toda vida.

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