CASOS DE ENSINO EM COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM: PROCESSOS FORMATIVOS E INVESTIGATIVOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125157 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 842 "inscrito_id" => 5575 "titulo" => "CASOS DE ENSINO EM COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM: PROCESSOS FORMATIVOS E INVESTIGATIVOS" "resumo" => "Este trabalho analisa a constituição de uma comunidade de aprendizagem como espaço formativo investigativo da docência (CRECCI e FIORENTINI, 2018). Resulta de pesquisa de doutorado sobre casos de ensino, em contexto colaborativo. Esclarecemos que a investigação esteve, atrelada a um projeto mais amplo, com financiamento da FAPESP, envolvendo professores de escolas públicas do estado de São Paulo e pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Casos de ensino são narrativas episódicas que permitem refletir sobre a prática cotidiana e seus dilemas. Logo, propulsionam partilhas de experiências entre os membros de uma comunidade pela sua característica apelativa que incita proposições. O trabalho se justifica pela escassez de produções científicas voltadas aos casos como ferramentas valiosas para aprendizagem e desenvolvimento profissional; pela importância da parceira universidade-escola e pelo reconhecimento da necessidade de ampliação da base cognitiva para o êxito das ações didáticas (MIZUKAMI, 2002). O foco da tese foi a seguinte situação-problema: Quais as contribuições dos casos de ensino em processos formativos e investigativos da docência em uma comunidade de aprendizagem? O objetivo principal consistiu em analisar as contribuições desse tipo de narrativa no processo de construção e ampliação da base de conhecimentos dos professores em uma comunidade de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza construtivo-colaborativa em que professores e pesquisadores refletem questões teórico-metodológicas com o intuito de melhoria da qualidade educativa por meio dos conhecimentos específicos; conhecimento pedagógico geral e conhecimento pedagógico do conteúdo. Autores do referencial consultado destacam o conhecimento pedagógico do conteúdo como o mais robusto por agregar a sabedoria da prática (SHULMAN, 2014; SHULMAN & SHULMAN, 2016). Os resultados de nossa pesquisa apontaram para o potencial das narrativas qualificadas como casos de ensino, por serem fundamentadas no protagonismo do professor e nas suas próprias necessidades formativas e no compartilhamento de experiências (HAMMERNESS, DARLING-HAMMOND & BRANSFORD 2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5575_TB842_28102025235312.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA CARVALHO CALVO DE FAVERI" "autor_nome_curto" => "REGINA" "autor_email" => "reginafaveri@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125157 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 842 "inscrito_id" => 5575 "titulo" => "CASOS DE ENSINO EM COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM: PROCESSOS FORMATIVOS E INVESTIGATIVOS" "resumo" => "Este trabalho analisa a constituição de uma comunidade de aprendizagem como espaço formativo investigativo da docência (CRECCI e FIORENTINI, 2018). Resulta de pesquisa de doutorado sobre casos de ensino, em contexto colaborativo. Esclarecemos que a investigação esteve, atrelada a um projeto mais amplo, com financiamento da FAPESP, envolvendo professores de escolas públicas do estado de São Paulo e pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Casos de ensino são narrativas episódicas que permitem refletir sobre a prática cotidiana e seus dilemas. Logo, propulsionam partilhas de experiências entre os membros de uma comunidade pela sua característica apelativa que incita proposições. O trabalho se justifica pela escassez de produções científicas voltadas aos casos como ferramentas valiosas para aprendizagem e desenvolvimento profissional; pela importância da parceira universidade-escola e pelo reconhecimento da necessidade de ampliação da base cognitiva para o êxito das ações didáticas (MIZUKAMI, 2002). O foco da tese foi a seguinte situação-problema: Quais as contribuições dos casos de ensino em processos formativos e investigativos da docência em uma comunidade de aprendizagem? O objetivo principal consistiu em analisar as contribuições desse tipo de narrativa no processo de construção e ampliação da base de conhecimentos dos professores em uma comunidade de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza construtivo-colaborativa em que professores e pesquisadores refletem questões teórico-metodológicas com o intuito de melhoria da qualidade educativa por meio dos conhecimentos específicos; conhecimento pedagógico geral e conhecimento pedagógico do conteúdo. Autores do referencial consultado destacam o conhecimento pedagógico do conteúdo como o mais robusto por agregar a sabedoria da prática (SHULMAN, 2014; SHULMAN & SHULMAN, 2016). Os resultados de nossa pesquisa apontaram para o potencial das narrativas qualificadas como casos de ensino, por serem fundamentadas no protagonismo do professor e nas suas próprias necessidades formativas e no compartilhamento de experiências (HAMMERNESS, DARLING-HAMMOND & BRANSFORD 2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5575_TB842_28102025235312.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA CARVALHO CALVO DE FAVERI" "autor_nome_curto" => "REGINA" "autor_email" => "reginafaveri@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }