SAGA DA AMAZÔNIA COMO POSSIBILIDADE DO USO DA MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125158 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 845 "inscrito_id" => 6422 "titulo" => "SAGA DA AMAZÔNIA COMO POSSIBILIDADE DO USO DA MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente artigo analisa a potencialidade da música Saga da Amazônia, do cantor e compositor Vital Farias, como uma ferramenta didática para o ensino de História, abordando temáticas como a luta dos povos indígenas, a exploração ambiental e as relações entre produção artística e o engajamento político. A pesquisa se baseia em referencial teórico que compreende a música como fonte histórica (NAPOLITANO, 2013; BARROS, 2019) e na perspectiva indígena sobre a relação entre humanidade e natureza (KRENAK, 2019). A análise considera o impacto da canção na construção de narrativas sobre a Amazônia, bem como a contradição entre o discurso ecológico da obra e o posicionamento político recente de seu autor. Como metodologia, utilizamos a análise da letra da música em diálogo com documentos históricos e dados sobre a violência contra povos indígenas, evidenciando sua relevância para reflexões críticas em sala de aula. Assim sendo, os resultados apontam que a utilização de canções em sala amplia o repertório cultural dos alunos e favorece uma abordagem interdisciplinar, permitindo maior compreensão dos processos históricos e suas permanências. Dessa forma, o artigo destaca a importância da música como recurso pedagógico para debater questões sociais contemporâneas, incentivando a autonomia do estudante na interpretação de fontes culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6422_TB845_18102025113003.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "METUSALÉM ENGRACIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "METUSALÉM" "autor_email" => "metusalem.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125158 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 845 "inscrito_id" => 6422 "titulo" => "SAGA DA AMAZÔNIA COMO POSSIBILIDADE DO USO DA MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente artigo analisa a potencialidade da música Saga da Amazônia, do cantor e compositor Vital Farias, como uma ferramenta didática para o ensino de História, abordando temáticas como a luta dos povos indígenas, a exploração ambiental e as relações entre produção artística e o engajamento político. A pesquisa se baseia em referencial teórico que compreende a música como fonte histórica (NAPOLITANO, 2013; BARROS, 2019) e na perspectiva indígena sobre a relação entre humanidade e natureza (KRENAK, 2019). A análise considera o impacto da canção na construção de narrativas sobre a Amazônia, bem como a contradição entre o discurso ecológico da obra e o posicionamento político recente de seu autor. Como metodologia, utilizamos a análise da letra da música em diálogo com documentos históricos e dados sobre a violência contra povos indígenas, evidenciando sua relevância para reflexões críticas em sala de aula. Assim sendo, os resultados apontam que a utilização de canções em sala amplia o repertório cultural dos alunos e favorece uma abordagem interdisciplinar, permitindo maior compreensão dos processos históricos e suas permanências. Dessa forma, o artigo destaca a importância da música como recurso pedagógico para debater questões sociais contemporâneas, incentivando a autonomia do estudante na interpretação de fontes culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6422_TB845_18102025113003.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "METUSALÉM ENGRACIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "METUSALÉM" "autor_email" => "metusalem.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }