Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES PRÁTICAS COMO RECURSO ALTERNATIVO PARA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS EM SALA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Mesmo com os mais variados recursos dispostos atualmente para aulas mais dinâmicas, o livro didático continua sendo um importante instrumento dentro de sala de aula, tanto para o professor quanto para o aluno. Sendo os livros um recurso imprescindível nas aulas, onde apresenta conceitos, atividades e outros, questionou-se se eles também apresentam sugestão de atividades práticas sobre conteúdos ministrados, afim de fixação do mesmo. Aulas mais dinâmicas e fora do ensino tradicional despertam o interesse dos educandos, pois há uma mudança no cenário de sempre, além de servir para instigar a participação dos alunos, proporcionar e motivar maior interação. Visando isso, analisamos os livros de biologia do Ensino Médio utilizados em escolas da rede pública estadual, em São Luís, Maranhão, no período de dezembro de 2024 e janeiro de 2025, para verificar se os mesmos propõem atividades experimentais para a fixação do conteúdo ministrado em sala de aula. O material analisado foi obtido por meio da Secretaria de Educação do Governo do Maranhão, onde conseguimos os seis livros que são utilizados nas três séries do Ensino Médio. Após a análise minuciosa dos livros, percebemos que as obras trazem uma seção que apresenta atividades práticas, denominada “Oficina Científica” que aparece pelo menos uma vez em cada livro, descrevendo sugestões experimetais possíveis de serem realizadas pelo professor. Dos seis livros, dois apresentaram apenas uma vez essa seção e, os demais trouxeram dois exemplos de experimentos cada. A proposição dessas atividades em livros que os alunos têm acesso podem fomentar a curiosidade dos mesmos, colocando o foco do ensino e aprendizagem nos próprios educandos.

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