Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA E BIOLOGIA A PARTIR DE LIXO ELETRÔNICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho discute o reaproveitamento de lixo eletrônico como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos de Física e Biologia, promovendo o pensamento crítico e a conscientização ambiental. O descarte inadequado de lixo eletrônico representa um desafio ambiental significativo, pois dispositivos obsoletos contêm metais pesados e substâncias tóxicas que podem contaminar o solo e a água, agravando impactos ambientais e ameaçando a saúde pública (Pereira; Silva, 2020). A reciclagem desses materiais reduz a necessidade de extração de novos recursos naturais e contribui para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, uma vez que a produção de eletrônicos a partir de matéria-prima reciclada consome menos energia do que a fabricação a partir de materiais virgens (Santos et al., 2021). Além disso, a decomposição de certos componentes eletrônicos em aterros pode liberar gases como metano e dióxido de carbono, intensificando o aquecimento global (Oliveira; Costa, 2019). A pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa e interdisciplinar, estruturada em três fases: preparação, desenvolvimento e avaliação. Na primeira fase, são planejadas oficinas e palestras, além da mobilização comunitária para a coleta e conscientização sobre o descarte correto de dispositivos eletrônicos. No desenvolvimento, os participantes aprendem sobre economia circular, impactos ambientais e princípios físicos e biológicos relacionados à reciclagem com simulações interativas e metodologias ativas (Tavares & Martínez, 2017). A fase de avaliação utiliza questionários e rodas de conversa para medir a percepção dos participantes e documentar os impactos do projeto. Como resultados esperados, busca-se ampliar a conscientização ambiental, estimular o consumo responsável e desenvolver habilidades práticas em sustentabilidade, incentivando a replicação dessas práticas na comunidade.

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