Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS HABILIDADES COGNITIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125167
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 7680
    "titulo" => "AS HABILIDADES COGNITIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este estudo, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Neuripsicopedagogia Clínica – Censupeg, investiga o papel do Neuropsicopedagogo e sua atuação na intercessão ‘clínica e escola’, focando na estimulação de habilidades cognitivas cruciais para a aprendizagem, como atenção, memória e funções executivas. Justifica-se o trabalho pela necessidade de identificar e intervir em disfunções cognitivas que afetam o desenvolvimento de crianças e adolescentes no ambiente escolar, resultando em dificuldades simples, moderadas e severas de aprendizagem. O Neuropsicopedagogo, com base na Neurociência, Pedagogia e Psicologia, apoia o desenvolvimento integral da criança, respeitando um código de ética que valoriza a dignidade humana e o aprimoramento profissional contínuo. As habilidades cognitivas, essenciais para a interação de informações e construção do conhecimento, são desenvolvidas para facilitar a aquisição, consolidação e armazenamento de novas informações. No contexto clínico, o Neuropsicopedagogo avalia e cria planos de intervenção para estimular habilidades cognitivas em defasagem, utilizando testes, escalas, entrevistas e atividades lúdicas. Em contrapartida, no contexto escolar, disponibiliza orientações para os docentes e equipes pedagógicas. Nessas realidades, jogos e passatempos são empregados para auxiliar o desenvolvimento cognitivo de forma eficaz e prazerosa. Conclui-se que a atuação do Neuropsicopedagogo é fundamental para o amparar o desenvolvimento e reabilitação das habilidades cognitivas e auxiliar o diagnóstico médico correto de possíveis disfunções que possam estar presentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7680_TB859_17102025105542.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DOS SANTOS FLORENTINO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "carolinesfbarros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125167
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 7680
    "titulo" => "AS HABILIDADES COGNITIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este estudo, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Neuripsicopedagogia Clínica – Censupeg, investiga o papel do Neuropsicopedagogo e sua atuação na intercessão ‘clínica e escola’, focando na estimulação de habilidades cognitivas cruciais para a aprendizagem, como atenção, memória e funções executivas. Justifica-se o trabalho pela necessidade de identificar e intervir em disfunções cognitivas que afetam o desenvolvimento de crianças e adolescentes no ambiente escolar, resultando em dificuldades simples, moderadas e severas de aprendizagem. O Neuropsicopedagogo, com base na Neurociência, Pedagogia e Psicologia, apoia o desenvolvimento integral da criança, respeitando um código de ética que valoriza a dignidade humana e o aprimoramento profissional contínuo. As habilidades cognitivas, essenciais para a interação de informações e construção do conhecimento, são desenvolvidas para facilitar a aquisição, consolidação e armazenamento de novas informações. No contexto clínico, o Neuropsicopedagogo avalia e cria planos de intervenção para estimular habilidades cognitivas em defasagem, utilizando testes, escalas, entrevistas e atividades lúdicas. Em contrapartida, no contexto escolar, disponibiliza orientações para os docentes e equipes pedagógicas. Nessas realidades, jogos e passatempos são empregados para auxiliar o desenvolvimento cognitivo de forma eficaz e prazerosa. Conclui-se que a atuação do Neuropsicopedagogo é fundamental para o amparar o desenvolvimento e reabilitação das habilidades cognitivas e auxiliar o diagnóstico médico correto de possíveis disfunções que possam estar presentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7680_TB859_17102025105542.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DOS SANTOS FLORENTINO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "carolinesfbarros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Neuripsicopedagogia Clínica – Censupeg, investiga o papel do Neuropsicopedagogo e sua atuação na intercessão ‘clínica e escola’, focando na estimulação de habilidades cognitivas cruciais para a aprendizagem, como atenção, memória e funções executivas. Justifica-se o trabalho pela necessidade de identificar e intervir em disfunções cognitivas que afetam o desenvolvimento de crianças e adolescentes no ambiente escolar, resultando em dificuldades simples, moderadas e severas de aprendizagem. O Neuropsicopedagogo, com base na Neurociência, Pedagogia e Psicologia, apoia o desenvolvimento integral da criança, respeitando um código de ética que valoriza a dignidade humana e o aprimoramento profissional contínuo. As habilidades cognitivas, essenciais para a interação de informações e construção do conhecimento, são desenvolvidas para facilitar a aquisição, consolidação e armazenamento de novas informações. No contexto clínico, o Neuropsicopedagogo avalia e cria planos de intervenção para estimular habilidades cognitivas em defasagem, utilizando testes, escalas, entrevistas e atividades lúdicas. Em contrapartida, no contexto escolar, disponibiliza orientações para os docentes e equipes pedagógicas. Nessas realidades, jogos e passatempos são empregados para auxiliar o desenvolvimento cognitivo de forma eficaz e prazerosa. Conclui-se que a atuação do Neuropsicopedagogo é fundamental para o amparar o desenvolvimento e reabilitação das habilidades cognitivas e auxiliar o diagnóstico médico correto de possíveis disfunções que possam estar presentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.