Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COMUNICAÇÃO COMO PRÁTICA EPISTÊMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE REGISTROS ESCRITOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Comunicação é aspecto fundamental em sala de aula. Contudo, a literatura da área apresenta, de forma incipiente, estudos sobre comunicação no Ensino de Ciências o que reflete sobre os estudos a respeito da prática epistêmica de comunicação. Essas práticas buscam entender acerca das formas de como o conhecimento é construído, seja ele na Ciência ou na ciência escolar, objetivamos, com este trabalho, trazer uma discussão sobre as colaborações da comunicação como uma prática epistêmica. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com 31 estudantes. Os dados aqui analisados foram coletados durante o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI); uma SEI é um conjunto de atividades desenvolvidas na abordagem didática do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). A SEI utilizada é intitulada “Cadeia alimentar e fotossíntese”, de Carvalho et al. (2015), foi realizada numa turma do sexto ano do Ensino Fundamental – Anos Finais de uma escola Municipal da cidade Maraú, Bahia, durante uma pesquisa de TCC em 2018. Neste artigo, apresentamos e analisamos 03 textos escritos por uma das alunas participantes da aplicação da Sequência. Observamos aspectos da comunicação a partir das categorias das práticas epistêmicas específicas de comunicação de Jiménez-Aleixandre et al., (2008), juntamente com as características elaboradas por Carvalho (2022). Desta forma, entendemos que a comunicação é uma prática epistêmica que aproxima o aluno da aprendizagem no Ensino de Ciências, a partir da identificação, nos textos escritos, das seguintes práticas epistêmicas específicas de comunicação: apresentar as próprias ideias enfatizando pontos-chave; transformar dados em diferentes formatos; relacionar diferentes linguagens – linguagem observacional e linguagem teórica. Observamos também que o ENCI é uma importante ferramenta para que uma prática epistêmica de comunicação aconteça no Ensino de Ciências, visto que, a partir da análise das escritas de Isadora, notamos que essas práticas foram observadas em vários momentos da SEI.

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