RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS A PARTIR DA MATRIZ DO SAEB: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO 5º ANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125169 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 864 "inscrito_id" => 7154 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS A PARTIR DA MATRIZ DO SAEB: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO 5º ANO" "resumo" => "O artigo retrata o trabalho realizado por meio da formação continuada realizada pela equipe dos anos inicias da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério voltado ao público formado por professores que atuam no quinto ano do ensino fundamental. Nessa etapa da formação, o foco se deu em relação aos diferentes tipos de problema propostos na matriz de descritores do Saeb. A pesquisa é de cunho qualitativo e aborda os aspectos relacionados à elaboração de propostas de metodologias ativas voltadas para a resolução de problemas dos diferentes campos envolvendo as operações básicas com Números Naturais. Carvalho (2000), afirma que com a mudança no currículo da Matemática nos últimos anos, a formação dos professores que atuam no ensino das séries iniciais apesar do foco pedagógico, não contava com profissionais da área da Matemática que pudessem trabalhar aspectos intrínsecos relacionados aos objetos do conhecimento, com a luz da nova base nacional, esses conhecimentos se tornam mais que necessários na formação desse profissional. A pesquisa demonstra que a formação continuada é a chave para o trabalho voltado ao ensino da resolução de problemas envolvendo as novas habilidades da base nacional e consequentemente os descritores do Saeb, proporcionando aos profissionais ferramentas que possa auxiliar na transposição dessas habilidades para o público de estudantes que encerra o ciclo do ensino fundamental das séries iniciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7154_TB864_14102025103629.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMINA SAMOA SILVA CAMARGO" "autor_nome_curto" => "RAMINA SAMOA" "autor_email" => "raminasamoa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125169 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 864 "inscrito_id" => 7154 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS A PARTIR DA MATRIZ DO SAEB: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO 5º ANO" "resumo" => "O artigo retrata o trabalho realizado por meio da formação continuada realizada pela equipe dos anos inicias da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério voltado ao público formado por professores que atuam no quinto ano do ensino fundamental. Nessa etapa da formação, o foco se deu em relação aos diferentes tipos de problema propostos na matriz de descritores do Saeb. A pesquisa é de cunho qualitativo e aborda os aspectos relacionados à elaboração de propostas de metodologias ativas voltadas para a resolução de problemas dos diferentes campos envolvendo as operações básicas com Números Naturais. Carvalho (2000), afirma que com a mudança no currículo da Matemática nos últimos anos, a formação dos professores que atuam no ensino das séries iniciais apesar do foco pedagógico, não contava com profissionais da área da Matemática que pudessem trabalhar aspectos intrínsecos relacionados aos objetos do conhecimento, com a luz da nova base nacional, esses conhecimentos se tornam mais que necessários na formação desse profissional. A pesquisa demonstra que a formação continuada é a chave para o trabalho voltado ao ensino da resolução de problemas envolvendo as novas habilidades da base nacional e consequentemente os descritores do Saeb, proporcionando aos profissionais ferramentas que possa auxiliar na transposição dessas habilidades para o público de estudantes que encerra o ciclo do ensino fundamental das séries iniciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7154_TB864_14102025103629.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMINA SAMOA SILVA CAMARGO" "autor_nome_curto" => "RAMINA SAMOA" "autor_email" => "raminasamoa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }