Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DO KARATÊ: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM UM PROJETO SOCIAL EM SÃO FRANCISCO/PA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125170
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 865
    "inscrito_id" => 2305
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DO KARATÊ: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM UM PROJETO SOCIAL EM SÃO FRANCISCO/PA"
    "resumo" => "O karatê é uma arte marcial praticada ao redor do mundo, caracterizada principalmente pelo combate desarmado, com o foco em chutes e socos para ataque e defesa pessoal. Dessa forma, a sua prática promove o desenvolvimento de autodisciplina, autocontrole, dando ênfase na força interior e domínio de corpo e mente. Assim, o estudo teve como objetivo, investigar quais são as estratégias pedagógicas no ensino do karatê a partir da percepção de professores que atuam em um projeto social. Mediante isso, o referencial teórico-metodológico justifica-se em como o ensino estruturado do karatê pode contribuir no desenvolvimento de crianças e adolescentes, não somente concentrar-se em treinamento e técnicas, mas nos valores morais e disciplina, de maneira mais reflexiva, crítica para o desenvolvimento motor, mental e social. Nesse sentido, a pesquisa é de cunho qualitativo e do tipo descritivo, e para coleta de dados foi utilizado entrevistas semiestruturadas com 2 (dois) professores, visando compreender suas percepções sobre os métodos de ensino adotadas durante as aulas de karatê. Ademais, cada professor do projeto recebeu e assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Visto isso, para o tratamento de dados foi utilizado a Análise do discurso, tendo a pergunta utilizada para chegar ao questionamento central do ensaio: Quais estratégias pedagógicas você utiliza no ensino do karatê? Com isso, os resultados apontaram que esses professores utilizam estratégias pedagógicas significativas para o ensino do karatê em suas aulas, como: o desenvolvimento de habilidades físicas e a interação social, bem como a utilização de recursos visuais e atividades lúdicas. Tais práticas promovem o desenvolvimento integral do corpo, auxiliando no processo de formação do praticante. Em suma, ressalta-se a importância do karatê como uma atividade que se estende além dos limites do dojo, desempenhando um papel fundamental nas relações interpessoais e sociais dos participantes do projeto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2305_TB865_30102025225408.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIELE BRAGA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIELE"
    "autor_email" => "lucielebragacombraga@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125170
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 865
    "inscrito_id" => 2305
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DO KARATÊ: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM UM PROJETO SOCIAL EM SÃO FRANCISCO/PA"
    "resumo" => "O karatê é uma arte marcial praticada ao redor do mundo, caracterizada principalmente pelo combate desarmado, com o foco em chutes e socos para ataque e defesa pessoal. Dessa forma, a sua prática promove o desenvolvimento de autodisciplina, autocontrole, dando ênfase na força interior e domínio de corpo e mente. Assim, o estudo teve como objetivo, investigar quais são as estratégias pedagógicas no ensino do karatê a partir da percepção de professores que atuam em um projeto social. Mediante isso, o referencial teórico-metodológico justifica-se em como o ensino estruturado do karatê pode contribuir no desenvolvimento de crianças e adolescentes, não somente concentrar-se em treinamento e técnicas, mas nos valores morais e disciplina, de maneira mais reflexiva, crítica para o desenvolvimento motor, mental e social. Nesse sentido, a pesquisa é de cunho qualitativo e do tipo descritivo, e para coleta de dados foi utilizado entrevistas semiestruturadas com 2 (dois) professores, visando compreender suas percepções sobre os métodos de ensino adotadas durante as aulas de karatê. Ademais, cada professor do projeto recebeu e assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Visto isso, para o tratamento de dados foi utilizado a Análise do discurso, tendo a pergunta utilizada para chegar ao questionamento central do ensaio: Quais estratégias pedagógicas você utiliza no ensino do karatê? Com isso, os resultados apontaram que esses professores utilizam estratégias pedagógicas significativas para o ensino do karatê em suas aulas, como: o desenvolvimento de habilidades físicas e a interação social, bem como a utilização de recursos visuais e atividades lúdicas. Tais práticas promovem o desenvolvimento integral do corpo, auxiliando no processo de formação do praticante. Em suma, ressalta-se a importância do karatê como uma atividade que se estende além dos limites do dojo, desempenhando um papel fundamental nas relações interpessoais e sociais dos participantes do projeto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2305_TB865_30102025225408.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIELE BRAGA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIELE"
    "autor_email" => "lucielebragacombraga@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O karatê é uma arte marcial praticada ao redor do mundo, caracterizada principalmente pelo combate desarmado, com o foco em chutes e socos para ataque e defesa pessoal. Dessa forma, a sua prática promove o desenvolvimento de autodisciplina, autocontrole, dando ênfase na força interior e domínio de corpo e mente. Assim, o estudo teve como objetivo, investigar quais são as estratégias pedagógicas no ensino do karatê a partir da percepção de professores que atuam em um projeto social. Mediante isso, o referencial teórico-metodológico justifica-se em como o ensino estruturado do karatê pode contribuir no desenvolvimento de crianças e adolescentes, não somente concentrar-se em treinamento e técnicas, mas nos valores morais e disciplina, de maneira mais reflexiva, crítica para o desenvolvimento motor, mental e social. Nesse sentido, a pesquisa é de cunho qualitativo e do tipo descritivo, e para coleta de dados foi utilizado entrevistas semiestruturadas com 2 (dois) professores, visando compreender suas percepções sobre os métodos de ensino adotadas durante as aulas de karatê. Ademais, cada professor do projeto recebeu e assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Visto isso, para o tratamento de dados foi utilizado a Análise do discurso, tendo a pergunta utilizada para chegar ao questionamento central do ensaio: Quais estratégias pedagógicas você utiliza no ensino do karatê? Com isso, os resultados apontaram que esses professores utilizam estratégias pedagógicas significativas para o ensino do karatê em suas aulas, como: o desenvolvimento de habilidades físicas e a interação social, bem como a utilização de recursos visuais e atividades lúdicas. Tais práticas promovem o desenvolvimento integral do corpo, auxiliando no processo de formação do praticante. Em suma, ressalta-se a importância do karatê como uma atividade que se estende além dos limites do dojo, desempenhando um papel fundamental nas relações interpessoais e sociais dos participantes do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.