Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES POPULARES E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA UMA REVISÃO EM TRABALHOS DO ENPEC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125171
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 867
    "inscrito_id" => 4760
    "titulo" => "SABERES POPULARES E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA UMA REVISÃO EM TRABALHOS DO ENPEC"
    "resumo" => "Os saberes populares têm se mostrado presentes no Ensino de Ciências. Apesar disso, faz-se necessário um maior aprofundamento nos estudos sobre os saberes populares como ferramenta para a Alfabetização Científica no Ensino de Ciências, visto que pesquisas sobre o tema ainda se mostram incipientes na área. Para explorar tal lacuna, o presente artigo busca evidenciar os saberes populares enquanto potencializadores da Alfabetização Científica e suas contribuições no Ensino de Ciências, tomando como base pesquisas sobre a Alfabetização Científica e os saberes populares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Os dados foram obtidos por meio de pesquisas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para isso, fizemos uma revisão em trabalhos completos do ENPEC, nos últimos 5 encontros (2023, 2021, 2019, 2017 e 2015); utilizando o descritor “saberes populares”, foram selecionados trabalhos que o continham em seu título e/ou palavra-chave, sendo encontrados 12 trabalhos sobre a temática. Os resultados do estudo destacam a necessidade de estudar os saberes populares em ambientes científicos e educacionais, enfatizando que a incorporação desse tema na sala de aula pode ensejar que a Alfabetização Científica ocorra. Este artigo apresenta a literatura como uma importante contribuição à compreensão dos saberes populares como uma maneira de aproximar a educação científica do contexto escolar, visto que constatamos em nossa análise que a temática saberes populares pode ser abordada em diversas etapas da educação, assim como em distintas áreas de conhecimento, possibilitando discussões sobre questões educacionais pertinentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4760_TB867_14102025092737.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA DA CONCEIÇÃO FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "REBECA FARIAS"
    "autor_email" => "rebeca20farias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125171
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 867
    "inscrito_id" => 4760
    "titulo" => "SABERES POPULARES E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA UMA REVISÃO EM TRABALHOS DO ENPEC"
    "resumo" => "Os saberes populares têm se mostrado presentes no Ensino de Ciências. Apesar disso, faz-se necessário um maior aprofundamento nos estudos sobre os saberes populares como ferramenta para a Alfabetização Científica no Ensino de Ciências, visto que pesquisas sobre o tema ainda se mostram incipientes na área. Para explorar tal lacuna, o presente artigo busca evidenciar os saberes populares enquanto potencializadores da Alfabetização Científica e suas contribuições no Ensino de Ciências, tomando como base pesquisas sobre a Alfabetização Científica e os saberes populares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Os dados foram obtidos por meio de pesquisas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para isso, fizemos uma revisão em trabalhos completos do ENPEC, nos últimos 5 encontros (2023, 2021, 2019, 2017 e 2015); utilizando o descritor “saberes populares”, foram selecionados trabalhos que o continham em seu título e/ou palavra-chave, sendo encontrados 12 trabalhos sobre a temática. Os resultados do estudo destacam a necessidade de estudar os saberes populares em ambientes científicos e educacionais, enfatizando que a incorporação desse tema na sala de aula pode ensejar que a Alfabetização Científica ocorra. Este artigo apresenta a literatura como uma importante contribuição à compreensão dos saberes populares como uma maneira de aproximar a educação científica do contexto escolar, visto que constatamos em nossa análise que a temática saberes populares pode ser abordada em diversas etapas da educação, assim como em distintas áreas de conhecimento, possibilitando discussões sobre questões educacionais pertinentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4760_TB867_14102025092737.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA DA CONCEIÇÃO FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "REBECA FARIAS"
    "autor_email" => "rebeca20farias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os saberes populares têm se mostrado presentes no Ensino de Ciências. Apesar disso, faz-se necessário um maior aprofundamento nos estudos sobre os saberes populares como ferramenta para a Alfabetização Científica no Ensino de Ciências, visto que pesquisas sobre o tema ainda se mostram incipientes na área. Para explorar tal lacuna, o presente artigo busca evidenciar os saberes populares enquanto potencializadores da Alfabetização Científica e suas contribuições no Ensino de Ciências, tomando como base pesquisas sobre a Alfabetização Científica e os saberes populares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Os dados foram obtidos por meio de pesquisas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para isso, fizemos uma revisão em trabalhos completos do ENPEC, nos últimos 5 encontros (2023, 2021, 2019, 2017 e 2015); utilizando o descritor “saberes populares”, foram selecionados trabalhos que o continham em seu título e/ou palavra-chave, sendo encontrados 12 trabalhos sobre a temática. Os resultados do estudo destacam a necessidade de estudar os saberes populares em ambientes científicos e educacionais, enfatizando que a incorporação desse tema na sala de aula pode ensejar que a Alfabetização Científica ocorra. Este artigo apresenta a literatura como uma importante contribuição à compreensão dos saberes populares como uma maneira de aproximar a educação científica do contexto escolar, visto que constatamos em nossa análise que a temática saberes populares pode ser abordada em diversas etapas da educação, assim como em distintas áreas de conhecimento, possibilitando discussões sobre questões educacionais pertinentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.