Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIVERSIDADE CAPILAR NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE E INCLUSÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125172
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 872
    "inscrito_id" => 3393
    "titulo" => "DIVERSIDADE CAPILAR NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE E INCLUSÃO"
    "resumo" => "Este artigo traz relatos do projeto didático realizado na Escola Municipal Inah Rêgo com alunos do 8º ano, cujo objetivo foi integrar conhecimentos científicos sobre os diferentes tipos de cabelo humano, promovendo a valorização da diversidade capilar e a conscientização sobre cuidados adequados. A metodologia incluiu rodas de conversa, exibição de vídeos educativos e atividades práticas, como a análise individual dos tipos capilares. Os alunos relacionaram suas características capilares com as de seus familiares, despertando reflexões sobre hereditariedade, identidade e padrões de beleza. Durante o processo, foram promovidas discussões sobre estereótipos culturais e práticas de cuidado capilar, reforçando a aceitação das diferenças individuais e fortalecendo a autoestima. O projeto também estimulou a reflexão sobre como a sociedade impõe padrões de beleza e como isso afeta a percepção de si mesmos. Os resultados mostraram um alto engajamento dos participantes, que assimilaram os conteúdos apresentados e demonstraram mudanças positivas em sua percepção sobre os próprios cabelos e identidade. O projeto destacou a relevância de abordar temas que conectam ciência e cultura, promovendo reflexões sobre diversidade, inclusão e cidadania. Ao abordar o tema de forma interdisciplinar, o projeto contribuiu para a formação de uma visão mais ampla e humanizada dos alunos. Assim, reafirma-se a importância de práticas educativas que dialoguem com o cotidiano dos alunos, estimulando um aprendizado transformador e capaz de fortalecer o senso de pertencimento e autoestima."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3393_TB872_30102025111457.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA BIANCA OLIVIO SOARES CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "Larissa Olivio"
    "autor_email" => "larissaolivio81@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125172
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 872
    "inscrito_id" => 3393
    "titulo" => "DIVERSIDADE CAPILAR NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE E INCLUSÃO"
    "resumo" => "Este artigo traz relatos do projeto didático realizado na Escola Municipal Inah Rêgo com alunos do 8º ano, cujo objetivo foi integrar conhecimentos científicos sobre os diferentes tipos de cabelo humano, promovendo a valorização da diversidade capilar e a conscientização sobre cuidados adequados. A metodologia incluiu rodas de conversa, exibição de vídeos educativos e atividades práticas, como a análise individual dos tipos capilares. Os alunos relacionaram suas características capilares com as de seus familiares, despertando reflexões sobre hereditariedade, identidade e padrões de beleza. Durante o processo, foram promovidas discussões sobre estereótipos culturais e práticas de cuidado capilar, reforçando a aceitação das diferenças individuais e fortalecendo a autoestima. O projeto também estimulou a reflexão sobre como a sociedade impõe padrões de beleza e como isso afeta a percepção de si mesmos. Os resultados mostraram um alto engajamento dos participantes, que assimilaram os conteúdos apresentados e demonstraram mudanças positivas em sua percepção sobre os próprios cabelos e identidade. O projeto destacou a relevância de abordar temas que conectam ciência e cultura, promovendo reflexões sobre diversidade, inclusão e cidadania. Ao abordar o tema de forma interdisciplinar, o projeto contribuiu para a formação de uma visão mais ampla e humanizada dos alunos. Assim, reafirma-se a importância de práticas educativas que dialoguem com o cotidiano dos alunos, estimulando um aprendizado transformador e capaz de fortalecer o senso de pertencimento e autoestima."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3393_TB872_30102025111457.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA BIANCA OLIVIO SOARES CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "Larissa Olivio"
    "autor_email" => "larissaolivio81@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo traz relatos do projeto didático realizado na Escola Municipal Inah Rêgo com alunos do 8º ano, cujo objetivo foi integrar conhecimentos científicos sobre os diferentes tipos de cabelo humano, promovendo a valorização da diversidade capilar e a conscientização sobre cuidados adequados. A metodologia incluiu rodas de conversa, exibição de vídeos educativos e atividades práticas, como a análise individual dos tipos capilares. Os alunos relacionaram suas características capilares com as de seus familiares, despertando reflexões sobre hereditariedade, identidade e padrões de beleza. Durante o processo, foram promovidas discussões sobre estereótipos culturais e práticas de cuidado capilar, reforçando a aceitação das diferenças individuais e fortalecendo a autoestima. O projeto também estimulou a reflexão sobre como a sociedade impõe padrões de beleza e como isso afeta a percepção de si mesmos. Os resultados mostraram um alto engajamento dos participantes, que assimilaram os conteúdos apresentados e demonstraram mudanças positivas em sua percepção sobre os próprios cabelos e identidade. O projeto destacou a relevância de abordar temas que conectam ciência e cultura, promovendo reflexões sobre diversidade, inclusão e cidadania. Ao abordar o tema de forma interdisciplinar, o projeto contribuiu para a formação de uma visão mais ampla e humanizada dos alunos. Assim, reafirma-se a importância de práticas educativas que dialoguem com o cotidiano dos alunos, estimulando um aprendizado transformador e capaz de fortalecer o senso de pertencimento e autoestima.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.