JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125173 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 873 "inscrito_id" => 7701 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO" "resumo" => "O presente artigo investiga a inserção dos jogos como recurso para a aprendizagem da Matemática. A utilização de jogos como estratégia de ensino tem se mostrado uma abordagem metodológica eficaz, pois permite aos alunos desenvolver diferentes formas de resolução de problemas, além de tornar as aulas mais dinâmicas e estimular uma participação ativa. O objetivo deste estudo é analisar como os jogos pedagógicos podem ser utilizados em uma perspectiva construtivista, relacionando-os aos conteúdos matemáticos. Para isso, foi realizado um estudo de caso, de abordagem predominantemente qualitativa, com análise de fontes primárias por meio de observações diretas e entrevistas. A pesquisa focou no desenvolvimento dos alunos do 5º ano da Escola Municipal José Bonifácio, no município de Laranjeiras do Sul, Paraná, na disciplina de Matemática, a partir da aplicação de jogos matemáticos. Os resultados indicam que, após a realização dos jogos, os alunos demonstraram entusiasmo e interesse em continuar utilizando essa metodologia. Além disso, na aula seguinte, apresentaram maior rapidez e precisão nas operações matemáticas, evidenciando a contribuição dos jogos para a aprendizagem. A abordagem lúdica mostrou-se eficaz, tornando o ensino mais envolvente e prazeroso. A pesquisa revelou que os jogos, ao atuarem como instrumentos motivadores, contribuem significativamente para o ensino das quatro operações matemáticas. Além de facilitar o aprendizado, eles auxiliam no desenvolvimento da linguagem, da criatividade e do raciocínio dedutivo, consolidando-se como ferramentas pedagógicas valiosas no ensino da Matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7701_TB873_29102025105847.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA ROCHA LEONCIO" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA" "autor_email" => "valquirialeoncio11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125173 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 873 "inscrito_id" => 7701 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO" "resumo" => "O presente artigo investiga a inserção dos jogos como recurso para a aprendizagem da Matemática. A utilização de jogos como estratégia de ensino tem se mostrado uma abordagem metodológica eficaz, pois permite aos alunos desenvolver diferentes formas de resolução de problemas, além de tornar as aulas mais dinâmicas e estimular uma participação ativa. O objetivo deste estudo é analisar como os jogos pedagógicos podem ser utilizados em uma perspectiva construtivista, relacionando-os aos conteúdos matemáticos. Para isso, foi realizado um estudo de caso, de abordagem predominantemente qualitativa, com análise de fontes primárias por meio de observações diretas e entrevistas. A pesquisa focou no desenvolvimento dos alunos do 5º ano da Escola Municipal José Bonifácio, no município de Laranjeiras do Sul, Paraná, na disciplina de Matemática, a partir da aplicação de jogos matemáticos. Os resultados indicam que, após a realização dos jogos, os alunos demonstraram entusiasmo e interesse em continuar utilizando essa metodologia. Além disso, na aula seguinte, apresentaram maior rapidez e precisão nas operações matemáticas, evidenciando a contribuição dos jogos para a aprendizagem. A abordagem lúdica mostrou-se eficaz, tornando o ensino mais envolvente e prazeroso. A pesquisa revelou que os jogos, ao atuarem como instrumentos motivadores, contribuem significativamente para o ensino das quatro operações matemáticas. Além de facilitar o aprendizado, eles auxiliam no desenvolvimento da linguagem, da criatividade e do raciocínio dedutivo, consolidando-se como ferramentas pedagógicas valiosas no ensino da Matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7701_TB873_29102025105847.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA ROCHA LEONCIO" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA" "autor_email" => "valquirialeoncio11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }