Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA: A FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo analisou, por meio de uma revisão integrativa da literatura, a relevância da formação continuada com professores para a promoção de uma educação não sexista, com foco no ensino da matemática. A pesquisa destacou como a perpetuação de estereótipos de gênero impacta negativamente as práticas pedagógicas, limitando o potencial das alunas em áreas como ciências exatas. A formação docente, portanto, assume um papel essencial na desconstrução de desigualdades históricas, contribuindo para a criação de ambientes escolares inclusivos e equitativos. A revisão revelou que a formação docente deve ir além do treinamento técnico, incentivando reflexões críticas e práticas pedagógicas alinhadas aos princípios de equidade e respeito à diversidade. Os estudos analisados apontaram para a necessidade de políticas públicas e estratégias institucionais que priorizem a inclusão de temas como gênero e sexualidade na formação com professores, promovendo transformações significativas no ambiente educacional. Conclui-se que uma educação não sexista é essencial para o fortalecimento da justiça social e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática.

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